Page 3 - Relatório Social 2021 - GSGA
P. 3

 MENSAGEM ESG SOBRE O GSGA
MENSAGEM DO SÓCIO- FUNDADOR
JORNADA ESG PACTO GLOBAL PRINCÍPIOS DO GRANDES PROJETOS PARA E - ENVIRONMENTAL S - SOCIAL G - GOVERNANÇA PACTO GLOBAL GRANDES SONHOS CORPORATIVA
PLANOS E PASSOS PARA O FUTURO
Destinar uma parte do que recebemos para causas que julguemos meritosas é uma preocupação antiga do Escritório, tanto que o nosso projeto de filantropia existe há mais de 20 anos e temos um fundo com dotação de percentual do resultado para doação, com prioridade a projetos envolvendo crianças. As preocupações ambientais e de governança também estão presentes em nossa história desde o início. Em relação ao meio ambiente, acreditamos que é fundamental mantermos preservado tudo que for possível e recuperar o que, por algum motivo, sofreu influência negativa, sem prejuízo ao progresso responsável.
Já adotávamos os conceitos que depois viriam a ser conhecidos como ESG, de maneira intuitiva, com base no que acreditamos ser o correto, considerando o compromisso que devemos ter perante a sociedade. Sabemos que tudo está integrado e não se pode dar atenção a um aspecto, sem cuidar de outros.
Há entidades que apoiamos há décadas, mas o conhecimento dessas iniciativas se restringia ao âmbito da Organização.
O momento que vivenciamos, repleto de desafios sociais e com aumento da população em situação de vulnerabilidade, demanda que possamos dar a essas informações a máxima amplitude que elas possam ter, para sensibilizar mais pessoas à cultura de doação. Desde o ano passado resolvemos exteriorizar melhor as ações sociais
que realizamos, montamos um grupo de voluntários e criamos o projeto Gaia Social. A proposta é incentivar esse propósito entre colaboradores, familiares, amigos, parceiros e clientes.
Durante a criação do Gaia Social escolhemos priorizar, neste primeiro momento, três dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas: criança, meio ambiente e desigualdade social. Partimos de uma base que já existia e que se consolidou em 2021, quando pudemos apresentar o projeto, mostrar seus objetivos e planos futuros, além de desenvolver campanhas bem-sucedidas.
Grande parte da crise mundial – principalmente ambiental e social – que vivenciamos atualmente se deve às iniciativas que deveríamos ter tomado há décadas, e hoje colhemos as consequências de não termos feito. Como ensina a antiga lição, o melhor dia para fazer alguma coisa foi há 30 anos. O segundo melhor dia é hoje.
Fazer a nossa parte para ajudar a crescer a cultura de doação no Brasil é nossa missão para 2022 e para os anos vindouros, lembrando que não se limita à doação de recursos, mas considera ainda o envolvimento, o compartilhamento de experiências, a participação, o voluntariado. Existem vários caminhos para promovermos transformação; o importante é percorrê-los para, no final, conseguirmos fazer o maior bem que nós pudermos.
Fernando Gaia
Sócio-fundador do Gaia Silva Gaede Advogados
3
  RELATÓRIO SOCIAL 2021 GSGA
 


















































































   1   2   3   4   5