Page 18 - Relatório Anual 2020 iCSHG
P. 18
Bolsa de estudos
São apoiadas organizações que possibilitam acesso ao Ensino Médio ou Superior em escolas de excelência para jovens com alto potencial que não teriam condições financeiras para arcarem sozinhos com os custos de sua educação. O Instituto concede auxílio financeiro para o pagamento de despesas como moradia, alimentação e transporte.
O Instituto apoiou diretamente 55 bolsistas integrais1 nos cursos de administração, economia e engenharia de uma rede total de 276 bolsistas. Quase a metade dos jovens apoiados estão estagiando em empresas como BTG Pactual, Banco Safra, Itaú BBA, AmBev e AME Digital ou envolvidos com entidades estudantis. Com uma força tarefa, o Insper transformou suas aulas presenciais em remotas em uma semana. Em setembro, as atividades presenciais na escola retornaram com 35% de capacidade.
O Instituto apoiou o programa Líderes Estudar, que seleciona, apoia e forma uma rede de jovens de alto potencial, por meio de bolsas de estudos, networking e mentoria, potencializando o desenvolvimento de jovens para que transformem o Brasil. Foram apoiados diretamente 10 bolsistas que estão cursando a graduação em instituições reconhecidas no Brasil e no mundo, como Harvard, Stanford, Johns Hopkins, Universidade de São Paulo (USP) e Fundação Getulio Vargas (FGV). A pandemia intensificou a realização de lives para apoiar os bolsistas no momento de adaptação a uma nova rotina, e foi disponibilizado atendimento psicológico.
“Como filho mais velho de mãe solteira, entendi desde cedo a importância dos estudos. Em 2015, conquistei uma vaga no Ismart, programa de bolsa e desenvolvimento
para jovens de baixa renda, o que me proporcionou uma bolsa integral para cursar o Ensino Médio no Colégio de São Bento, um dos melhores do Rio de Janeiro. A partir daí, fui aprovado em medicina na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) quando ainda tinha 17 anos, sendo esta a minha maior conquista até agora. Hoje sou coordenador do voluntariado de vacinação contra Covid-19 da UERJ, faço parte do departamento científico do Centro Acadêmico e participo do grupo de coordenação
em uma pesquisa sobre a resposta imunológica contra o coronavírus. Para além da faculdade, fui selecionado para um programa de líderes desenvolvido por Harvard, no qual cursei o “Strengthening Community Health Worker Program” oferecido pela Harvard Medical School. Atualmente eu trabalho também em um projeto da empresa ClubSaúde, em conjunto com a ONG Saúde e Alegria, para oferecer telemedicina a comunidades ribeirinhas dos rios Tapajós, Amazonas e Arapiuns, o que solidifica a minha paixão por trabalhar com medicina para comunidades.”
Wallison Nascimento, 19 anos, bolsista da Fundação Estudar
1 O Instituto CSHG apoia somente bolsistas integrais (não restituível), ou seja, com 100% da bolsa sobre 18 | Relatório de Atividades 2020/2021 matrículas e mensalidades, os quais recebem auxílios mensais de até R$ 1.000.