Page 35 - Relatório Sustentabilidade Desenvolve SP 2020
P. 35

5.2.2 Atendimento aos Clientes
Para dar vazão à elevada demanda de crédito pelos clientes no início da pandemia, cerca de metade dos colaboradores foram direcionados para o atendimento e suporte ao processo de concessão do crédito.
O atendimento aos clientes passou a ser realizado somente de forma virtual, e as reuniões e visitas in loco também foram substituídas por videoconferências.
5.2.3 Captação de Recursos
Um fato inédito foi a parceria celebrada com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), a qual permitiu a captação de US$ 50 milhões.
Foi a primeira vez que uma agência de fomento brasileira captou diretamente no mercado internacional, sem o suporte de garantia soberana.
O aporte supriu linhas já operadas pelo Desenvolve SP, e os recursos foram destinados aos setores público e privado, com foco na recuperação da economia.
Encontra-se em fase de negociação
a captação de recursos junto ao IFC - International Finance Corporation e ao
NDB - New Development Bank (Banco de desenvolvimento dos BRICS), assim como a ampliação do volume de recursos captados do BNDES e o Fungetur.
Esses recursos deram sustentabilidade para que a Instituição mantivesse seu plano de negócio e continuasse a atender a demanda por crédito das empresas paulistas, principalmente na fase de recuperação da economia. Suas ações foram alinhadas ao Plano São Paulo, que além de permitir que a Instituição oferecesse produtos adequados aos seus clientes garantisse suas obrigações perante a sociedade.
A linha Crédito Digital do BNDES Pequenas Empresas
foi ajustada de modo a atender não só micro e pequenas, mas também as médias empresas com faturamento de até
R$ 90 milhões por ano.
  RECICLADO
                Desenvolve SP
| 35


















































































   33   34   35   36   37