Page 22 - Relatório Anual 2020 iCSHG
P. 22

Contraturno escolar
São apoiados projetos que desenvolvem diversas ações no período em que as crianças e os jovens não estão na escola, ocupando seu tempo de forma produtiva e segura. As atividades propostas buscam contribuir para a redução da defasagem escolar, o desenvolvimento de habilidades comportamentais e técnicas e a ampliação do capital social e repertório cultural.
O projeto Ensino Complementar Intensivo ofereceu cursos de robótica, informática e criatividade e inovação para 324 jovens de 10 a 18 anos, moradores da região de Pedreira, na Zona Sul de São Paulo. O curso teve um ano de duração e, além da parte técnica, promoveu a formação humana e familiar de cada jovem. Em virtude do isolamento social, as aulas presenciais foram adaptadas para o modelo remoto, sendo desenvolvidas com sucesso por meio de plataformas digitais. Além das aulas, atividades consideradas fundamentais – como
a formação de pais e a mentoria – foram adaptadas para o formato remoto. Em meados de outubro, com a flexibilização da quarentena, foi possível retornar às atividades presenciais atendendo 20% da capacidade total e seguindo todas as orientações sanitárias.
7,7% DE EVASÃO 82% DE APROVAÇÃO
      “O Jefferson escolheu o curso de informática porque tem vontade de trabalhar na área. Entrar no CEAP foi uma grande oportunidade para ele conseguir realizar seus sonhos, além de ajudá-lo a ter mais foco e ter um bom desempenho escolar.
A adaptação às aulas virtuais no CEAP foi um pouco difícil, mas depois ele foi se adaptando com a ajuda dos professores e do mentor, que acabaram dando grande apoio. No entanto, percebi que o grande desafio foi ele ter que passar muito tempo estudando na frente do computador, mas isso melhorou quando ele voltou a ir presencialmente, no segundo semestre. Enquanto ele frequentava o CEAP, também teve aulas on-line na escola, mas acabou tendo mais dificuldade porque não tinha o mesmo ritmo que o curso.”
Maria Aparecida Vitorio Barreto, 40 anos (mãe do Jefferson de 15 anos)
 22 | Relatório de Atividades 2020/2021
     

























































































   20   21   22   23   24