Page 23 - Relatório Anual 2020 iCSHG
P. 23

  O Curso Preparatório para o Ensino Médio oferece anualmente para cerca de 120 jovens entre 13 e 15 anos, moradores de 16 comunidades do Complexo da Maré, no município do Rio de Janeiro, educação de qualidade por meio de aulas diárias no contraturno escolar. Além de ajudar no reforço escolar,
na redução da defasagem e no combate à evasão, o projeto também utiliza o conteúdo exigido nas provas de admissão
em instituições públicas de referência no Ensino Médio, como Colégio Pedro II e CEFET. O ano de 2020 foi bem desafiador, uma vez que, além da adaptação às aulas remotas e das dificuldades de acesso à internet na Maré, apenas duas de cerca de 12 instituições abriram editais de ingresso para o primeiro ano do Ensino Médio. Para manter a motivação dos alunos, além de aulas síncronas de segunda a sexta-feira, foram realizadas oficinas, encontros interdisciplinares e diversas lives no Facebook abordando questões do cotidiano dos jovens, como saúde mental, consciência negra, racismo e eleições.
10 lives especiais abordando pautas importantes, como saúde mental, consciência negra, racismo, eleições, entre outras.
      “Neste depoimento quero relatar o
quanto foi importante ter feito o curso preparatório na Redes da Maré no ano de 2020, quando estava no 9o ano do Ensino Fundamental, um ano atípico e difícil para muitas pessoas.
Os professores e nós, alunos, tivemos que nos adaptar às aulas on-line. No começo foi bem difícil, mas passei a ver as coisas de maneira mais positiva com
a ajuda da minha família, que sempre me incentivou a ter bom ânimo, aproveitar e me dedicar ao ensino remoto.
Gostava muito das aulas e dos professores da Redes, que estavam sempre prontos para nos ajudar em qualquer coisa que precisássemos. Em meio a isso, fui contemplado com um curso de inglês que foi proporcionado por um doador da Redes da Maré que queria apoiar jovens dedicados e que correm atrás – que bom que me encaixei!
No fim do ano, me inscrevi em algumas escolas para poder cursar o Ensino
Médio, dentre elas, a escola Firjan, na unidade de Duque de Caxias, onde tinha o curso técnico de automação, que é o que eu gostaria de fazer.
Estudei os conteúdos do preparatório promovido pela Redes, fiz a prova e consegui ingressar na escola. Hoje estou estudando neste colégio, continuo no curso de inglês e posso dizer que estou colhendo os frutos da minha dedicação. Pretendo ingressar na Escola Naval, para ser um oficial da Marinha no futuro.”
Pedro Rocha Cordeiro, 15 anos, morador do Complexo da Maré, Rio de Janeiro, RJ
ICSHG | 23
     




















































































   21   22   23   24   25