Page 4 - Relatório Anual 2020 iCSHG
P. 4
Carta do Conselho
O ano de 2020, marcado por uma crise sanitária e humanitária mundial sem precedentes, trouxe inúmeros desafios e questionamentos para a sociedade. Desafios sociais que já contavam com a atuação do terceiro setor foram agravados, e ficou ainda mais evidente a urgente necessidade de elaboração ou aperfeiçoamento de políticas públicas visando amenizá-los.
Ao mesmo tempo em que o novo contexto imposto pela pandemia da Covid-19 testou nossa capacidade de adaptação e resiliência, ganharam força o senso de solidariedade e a colaboração entre diferentes setores. Além disso, alguns fenômenos que já estavam ocorrendo – como o uso da tecnologia a favor da aprendizagem – acabaram sendo acelerados, o que é muito bom.
Do nosso ponto de vista, como investidores sociais que optamos por unir nossas forças às das organizações da sociedade civil, desde que fundamos nosso Instituto há mais de 17 anos, apesar do triste contexto, foi extremamente gratificante acompanhar a agilidade com que as instituições reagiram e se adaptaram ao cenário crítico e a dedicação diária na busca ativa pelo engajamento de todas as famílias atendidas pelos projetos e seu entorno.
A performance das organizações não ficou restrita
à assistência às famílias e à implementação de
suas atividades pedagógicas de forma adaptada. Observamos uma forte articulação em rede e uma costura entre diferentes iniciativas para a construção de diretrizes e recomendações em conjunto (por exemplo, sobre o ensino remoto nas escolas), além de orientação sobre o acesso a políticas públicas, idealização de campanhas e mobilização de recursos, entre outras iniciativas.
Diante desse momento histórico complexo, alguns elementos têm sido essenciais para que o nosso Instituto venha conseguindo atravessá-lo com muito êxito: a visão holística e o grau de conhecimento sobre as organizações que apoiamos, a proximidade no acompanhamento da execução de seus projetos
e a relação de confiança mútua estabelecida e alimentada diariamente.
Em 2020, ampliamos nossas atividades com o intuito de minimizar os danos causados pela pandemia:
além de mantermos o compromisso assumido com
as organizações da nossa carteira de investimentos sociais, passamos a apoiar campanhas de arrecadação de insumos básicos – em especial, alimentos e itens de higiene pessoal e de limpeza – para beneficiar
38 entidades. Adicionalmente à carteira, apoiamos iniciativas na área de educação pública que permitiram aos estudantes continuar tendo acesso aos estudos, mesmo que de forma remota. Adaptamos as iniciativas de engajamento interno para o formato remoto como as ações de voluntariado.
E tudo isso só foi possível porque contamos com investidores que, além de compartilharem da mesma visão de uma filantropia profissional – em que é preciso estar próximo da gestão, monitorar indicadores e acompanhar resultados de forma construtiva –, dedicam tempo para discutir os desafios sociais enfrentados
em nosso País. Agradecemos às pessoas físicas, em especial aos funcionários de empresas parceiras e
seus familiares, aos clientes, às gestoras de recursos – Canvas, Dahlia, Jive, Legacy, Miles, RPS e Vinland – por estarem conosco, acreditando e investindo na construção de um Brasil mais justo e menos desigual.
Estamos confiantes de que a cultura de filantropia sairá mais fortalecida dessa pandemia e seguiremos com nosso propósito insaciável de impactar vidas. As lições aprendidas com este momento tão conturbado e o aumento da empatia têm nos mostrado que podemos avançar, sim, mesmo diante de incertezas. Para isso, precisamos continuar caminhando juntos, unir cada
vez mais esforços e refletir sobre o nosso papel como profissionais e como cidadãos. Junte-se a nós, pois assim certamente potencializaremos o nosso alcance!
Conselho Deliberativo do
Instituto Credit Suisse Hedging-Griffo
4 | Relatório de Atividades 2020/2021