Page 6 - Relatório Anual 2020 iCSHG
P. 6

Palavra de especialista: cenário promissor pós pandemia.
6
6
|
João Paulo Vergueiro é diretor executivo da Associação Brasileira de Captadores
de Recursos (ABCR), professor e coordenador do Fundo de Bolsas e do programa Alumni da Fecap. É administrador e mestre em administração pública pela FGV-SP e bacharel em direito pela USP. É conselheiro da Fundação Amor Horizontal, da Kibô-no-Iê e do Conselho Regional de Administração de São Paulo, voluntário na pastoral da comunicação da Paróquia N. Sra. da Saúde e membro da ABRH-SP.
“Nunca se doou tanto no Brasil para uma única causa, em um período de tempo tão curto, principalmente nos três primeiros meses da pandemia.”
A primeira coisa importante para falar é que nós nunca fomos tão generosos como neste período da pandemia.
O Brasil é um país solidário, e as pessoas doam bastante, principalmente na sua comunidade, no seu bairro, etc. A pandemia escancarou isso, e nós conseguimos medir com números baseados no Monitor das Doações Covid-19, consolidado com base em dados públicos: o Brasil atingiu a marca de R$ 7 bilhões em um ano (entre março de 2020 e maio de 2021). Esse movimento fez com que se falasse cada vez mais sobre doação e ficasse ainda mais natural essa atitude de fazer o bem.
Por isso, o cenário atual é bastante positivo, fazendo com que a gente siga incentivando cada vez mais a doação.
Se antes as pessoas doavam de forma não estratégica, atendendo principalmente demandas mais imediatas e locais, com a pandemia podemos esperar que cada vez mais elas percebam a importância de doar de forma continuada, habitual, escolhendo ONGs para apoiá-las com recursos mensalmente. Por isso, provavelmente vai crescer o volume das doações após o período da pandemia.
Poder de mobilização da sociedade civil
Talvez o mais importante exemplo que tenhamos tido na pandemia tenha sido o movimento União BR, movimento voluntário da sociedade brasileira que aconteceu nos Estados. Porque mais
do que ser uma organização tradicional que capta recursos
para gerar impacto, o União BR foi uma mobilização da própria comunidade para canalizar doações para iniciativas em todo o País, como uma rede, que se criou em pouquíssimo tempo, se consolidou e soube angariar apoio com o foco específico no combate aos efeitos da pandemia.
|R
Re
el
l
a
at
tó
ó
r
ri
io
od
de
eA
At
t
i
i
v
vi
id
da
a
d
de
es
s2
2
0
02
2
0
0
/
/
2
20
0
2
21
1
       










































   4   5   6   7   8