Page 12 - Teoria de Mudança
P. 12
O IMPACTO SOCIAL OU MUDANÇA QUE BUSCAMOS
Desigualdades sociais reduzidas por meio de dois eixos centrais de atuação:
• Realização de apoio a ações estruturantes e advocacy (40% do total investido): incidência nas três frentes programáticas com mudanças mais de médio a longo prazos (ex. incidência em políticas públicas e mudanças culturais); lugar do impacto em escala e indireto.
• Fomento e promoção do cuidado integral e desenvolvimento pleno (60% do total investido): ações nas três frentes com mudanças mais de curto a médio prazos (ex. atendimentos diretos dos parceiros); lugar do impacto local e direto.
Por quê?
O impacto declarado na teoria de investimento social é o resultado macro que o Beja almeja conquistar no longo prazo. A partir desse bloco, o investidor começa a monitorar e avaliar o retorno do ISP realizado – ainda que seja importante ressaltar que, no nível do impacto, a transformação depende de múltiplos atores e não cabe a uma só instituição a responsabilidade por seu alcance (que só será atingido com o esforço de outros agentes como o poder público, a iniciativa privada, a academia e a sociedade civil como um todo).
Aterrissando um pouco mais a visão (desenvolvimento pleno) e a missão (educação, equidade e renda) do Instituto, a mudança social almejada é a redução de desigualdades, que será alcançada por uma abordagem de duas linhas de fomento combinadas: uma voltada a resultados mais tangíveis, localizados e de curto/médio prazos (cuidado integral nas famílias) e outra relacionada a mudanças mais intangíveis, escaláveis e de médio/longo prazos (ações estruturantes e advocacy).
Essa estratégia parte da visão sistêmica da mudança social e do reconhecimento de que os efeitos da pobreza e da desigualdade devem ser combatidos tanto de maneira urgente (por exemplo, para quem está sofrendo violência ou não tem renda hoje), como estruturante (com vistas a transformações sustentadas no longo prazo, viabilizando o acesso à educação qualificada para todas as pessoas por meio de políticas públicas ou a existência de informações que direcionem decisões estratégicas nos âmbitos público e privado relacionadas às três frentes programáticas). O Beja se predispõe atualmente a testar sua vocação em ambos os eixos de atuação.
Assim, quando analisamos o diagrama de escalas de impacto1, o Instituto incidirá de forma abrangente e interconectada nas cinco dimensões existentes, sendo que o eixo de ações estruturantes e advocacy relaciona-se com as dimensões 1, 3, 4 e 5, enquanto o eixo de cuidado integral nas famílias focaliza 2 e 4, sobretudo.
12 |
TEORIA DE MUDANÇA
1 Gord Tulloch (2018). Problematizing scale in the social sector.