Page 20 - Relatório Sustentabilidade Desenvolve SP 2020
P. 20

 3.4 FUNDOS DE INVESTIMENTO EM PARTICIPAÇÃO
O Desenvolve SP apoia o crescimento das empresas paulistas e o empreendedorismo de alto impacto aplicando recursos próprios em cinco Fundos de Investimento em Participação (FIP).
O objetivo destes fundos é investir em empresas inovadoras, que tenham uma estrutura baseada nas melhores práticas
de gestão e governança. Desta maneira,
o Desenvolve SP assume o compromisso de fomentar a cultura de capital de risco, sendo uma importante alternativa de oferta de capital que, além dos recursos alocados nas empresas, leva ao aprimoramento da gestão e maior eficiência dos negócios.
Em junho de 2020, um novo exame molecular que permite processar, por dia, centenas de milhares de testes que detectam a COVID-19
a preço acessível foi desenvolvido pelo laboratório brasileiro Mendelics, em parceria com o Hospital Sírio- Libanês. O desenvolvimento da testagem obteve investimento
do Desenvolve SP via Fundo de Investimento em Participações (FIP). Batizado de #PARECOVID, o teste utiliza reagentes e equipamentos amplamente disponíveis no mercado. Com isso, é o teste de maior capacidade de processamento lançado no Brasil até o momento.
Alocam recursos nesses fundos, além do Desenvolve SP, outros investidores públicos e privados. A administração e a gestão são realizadas por empresas autorizadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para realizar este tipo de atividade.
Abaixo estão relacionados os cinco fundos que receberam investimentos:
Fundo Inovação Paulista: idealizado pelo Desenvolve SP, faz parte do Programa São Paulo Inova e tem como foco setorial pequenas e médias empresas e startups inovadoras nos setores de tecnologia da informação e comunicação, tecnologias agropecuárias, novos materiais, nanotecnologias e tecnologias em saúde instaladas no estado de São Paulo.
Fundo Aeroespacial: de abrangência nacional, é destinado aos setores aeroespacial, defesa, segurança e integração de sistemas.
Fundo Performa Investimentos SC-I: investe em empresas emergentes inovadoras localizadas no estado de São Paulo
com foco nos setores de tecnologias sustentáveis (clean tech), biotecnologia, aplicações médicas, nanotecnologia e tecnologia da informação.
Fundo CRP Empreendedor: investe em pequenas e médias empresas inovadoras nacionais dos setores de petróleo e gás, bens de capital, energias renováveis, nanotecnologia, fármacos, biotecnologia e novos materiais.
Fundo BBI Financial: atua com foco setorial em empresas biofarmacêuticas, farmacêuticas, de equipamentos médicos, diagnósticos, saúde, serviços de bem- estar, biotecnologia agrícola, biotecnologia industrial, biocombustíveis e bioquímicos localizadas em todo o Brasil.
Até 31 de dezembro de 2020, o capital aportado pelo Desenvolve SP nestes fundos foi de cerca de R$ 53 milhões, tendo o Patrimônio Líquido alcançado na mesma data R$ 91 milhões. No total, 52 empresas foram investidas, das quais 41 delas estão localizadas no estado de São Paulo.
  20 |
Relatório de Sustentabilidade 2020
















































































   18   19   20   21   22