Page 45 - Relatório Sustentabilidade Desenvolve SP 2020
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dos riscos de crédito, mercado, liquidez, operacional e socioambiental, e pelas normas e controles internos da instituição.
As políticas de gestão de riscos e
de capital são aprovadas e revisadas anualmente, pela Diretoria Colegiada
e pelo Conselho de Administração.
Essas políticas instituem diretrizes, metodologias, limites e responsabilidades no âmbito do gerenciamento de riscos, com acompanhamento sistemático de seu cumprimento pela alta administração. As revisões anuais são resultantes do aprimoramento requerido pela aplicação dos controles nos processos existentes.
Vale destacar o trabalho desenvolvido para o controle dos planos de ação, resultantes do mapeamento de riscos das atividades da instituição, dos apontamentos das Auditorias Interna e Externa e da obrigação do cumprimento das normas expedidas pelos órgãos reguladores.
O Desenvolve SP encontra-se devidamente enquadrado nos limites operacionais estabelecidos pela regulamentação estabelecida e vigente no âmbito do Acordo de Basileia III.
6.4.2 Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e Prevenção à Lavagem de Dinheiro
Em 2020, o Desenvolve SP deu andamento ao trabalho de promoção das adequações necessárias em relação aos requisitos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), destacando-se a criação do Comitê de Proteção de Dados e Privacidade.
Com relação aos procedimentos de Prevenção à Lavagem de Dinheiro
e Combate ao Financiamento do Terrorismo, a Política que contempla esses procedimentos foi reformulada para atendimento ao disposto na Circular Bacen no 3.978/2020.
6.4.3 Auditoria Interna
A Auditoria Interna, subordinada diretamente ao Conselho de Administração, supervisionada tecnicamente pelo Comitê de Auditoria e ligada administrativamente à Presidência, tem como função apoiar
e assessorar os gestores e a alta administração da instituição visando
a eficiência e a eficácia dos controles internos, de modo a reduzir a exposição da instituição a riscos.
Os trabalhos de auditorias preventivas, corretivas e de rotina, realizados
nas diversas unidades da instituição, objetivam a inibição de possíveis fraudes contra o patrimônio e as finanças da organização, bem como verificar o cumprimento das normas internas e externas, assegurando que os procedimentos adotados estejam aderentes às políticas definidas e à legislação vigente.
No ano de 2020, foi realizado, de forma contínua, trabalho de auditoria nas atividades e processos da Instituição, tendo sido emitidos relatórios com apontamentos para as áreas envolvidas que, além de contribuírem para a regularização de
falhas apontadas, resultaram em ações de melhorias implementadas nos processos
de concessão e controle de operações. Os resultados desses trabalhos, reportados por meio de relatórios e pareceres específicos, são encaminhados aos respectivos gestores e contemplam recomendações que visam
à melhoria contínua dos processos e à mitigação de riscos.
As políticas de gestão de riscos e de capital são aprovadas
e revisadas anualmente, pela Diretoria Colegiada
e pelo Conselho de Administração.
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