Page 59 - Relatório Sustentabilidade Desenvolve SP 2020
P. 59
valores financiados (item 1.8), se comparado com 2019. Só em 2020, foram atendidas 3.236 MPME, em 2019 foram 871 (item 1.9).
Isso reflete também nos programas Empreenda Rápido, com 250% de aumento de financiamentos em 2020, e o Vale do Futuro, iniciado em 2019 e fortalecido em 2020, que abrange a região do Vale do Ribeira, onde historicamente apresenta um Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS) classificado como “vulnerável”. Ambos os programas são voltados para esse público.
Para alinhar o seu Balanço Social de 2020 às informações contidas nos relatos enviados ao Governo do Estado de São Paulo, o Desenvolve SP incluiu os seguintes programas e/ou projetos, associando-os aos respectivos ODS
e metas: Financiamento à Inovação e Modernização Tecnológica; Água Limpa; Crédito Turístico; Rio Pinheiros; Economia Verde (Setor Privado); Programa Vale do Futuro; Programa Audiovisual (Proav SP); Programa Empreenda Rápido; Iluminação Pública; e Transformando Cidades.
Devido às características dos novos programas e projetos, em 2020, foram associados novos ODS e metas adicionais, conforme a seguir:
1 Financiamento à Inovação e Modernização Tecnológica: além do ODS 8 e meta 8.2, foram considerados também ODS 3 e meta 3.3; e ODS 9 e metas 9.3, 9.5. e 9.c;
2 Água Limpa: além do ODS 6 e meta 6.3 inicialmente considerados, foram incluídos ODS 9 e meta 9.1;
3
Com as dez operações acima mencionadas, o Desenvolve SP contribuiu para o II Relatório de Acompanhamento dos ODS do Estado de São Paulo com 5 ODS e 10 metas ODS (3.8; 6.3; 7.3; 8.2; 8.3; 8.9; 9.1; 9.3; 9.4; e 9.c), desembolsando, em valores acumulados, R$ 1,5 bilhão, no período de janeiro de 2015 a setembro de 2020.
Além disso, este ano, foram segregados os indicadores de financiamentos direcionados ao setor privado e ao setor público. No ano passado, essas informações estavam agrupadas.
Cabe observar, também, que, para não haver sobreposição de informações, considerando que alguns financiamentos fazem parte de mais de um programa simultaneamente, como por exemplo, empresas do setor do turismo que estão no Programa do Vale do Futuro, os valores inseridos seguem prioritariamente a ordem dos indicadores dentro do balanço, sem sobreposição de dados.
1.1.2. Indicadores Sociais
Os indicadores de desempenho social buscam expressar os impactos das atividades do Desenvolve SP em relação
ao público interno, fornecedores, clientes, comunidade, governo e sociedade em geral.
Com isso, promove a qualidade de vida aos seus colaboradores, bem como às suas famílias e à sociedade em geral, o que se torna tão importante quanto a qualidade do produto ou serviço produzidos
pela instituição. Essa preocupação do Desenvolve SP o torna parceiro não somente da sociedade, mas também dos demais stakeholders e o compromete
Crédito Turístico: além do ODS 8 e meta 8.9 anteriormente considerados, foi incluída a meta 8.3.
Desenvolve SP | 59