Page 60 - Relatório Sustentabilidade Desenvolve SP 2020
P. 60
60 |
Relatório de Sustentabilidade 2020
com o desenvolvimento social, ao ouvir todas as partes interessadas e ao procurar atender os interesses de todos, não somente dos acionistas.
1.1.2.1. Indicadores sociais internos
Indicam a riqueza criada e distribuída pela organização ao público interno, sendo que o gasto com pessoal contribui para o aumento da receita líquida e operacional de uma organização. Esses indicadores refletem as iniciativas que mais contribuem para qualidade de vida e o desenvolvimento profissional e humano de seus funcionários, tais como: educação profissional e formal, saúde, segurança no trabalho, alimentação e esporte.
1.1.2.2. Indicadores sociais externos
O Desenvolve SP, anualmente, exerce a opção de aplicação do imposto de renda em incentivos fiscais, nos limites previstos na legislação federal, destinando recursos a projetos de incentivo à cultura, desporto, saúde e atendimento aos direitos das crianças e adolescentes do estado de São Paulo, com o objetivo de contribuir com uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
1.1.3. Indicadores ambientais
Os indicadores ambientais, desmembrados em indicadores internos e externos
à instituição, reúnem dados sobre o desenvolvimento sustentável interno, relativo à preocupação com a conservação do meio ambiente e aspectos ecológicos em geral, os quais permitem que se
mensure o desempenho de processos em relação a metas ambientais predefinidas. Esse monitoramento permite que processos e ações sejam controlados, compreendidos e aperfeiçoados. Por outro lado, há também menção relativa aos indicadores ambientais externos, que são aqueles que envolvem as operações do Desenvolve SP.
1.1.3.1. Indicadores ambientais internos
São relativos às ações internas do Desenvolve SP com o objetivo de perseguir a sua sustentabilidade e contribuir com os ODS específicos.
1.1.3.2. Indicadores ambientais externos
Estão relacionados às operações do Desenvolve SP e dizem respeito a financiamentos a projetos sustentáveis (linha verde setor público e setor privado) que visam proporcionar a redução de emissões de gases de efeito estufa,
a geração de energias renováveis e a eficiência energética, por meio de práticas sustentáveis e que minimizam o impacto da atividade produtiva no meio ambiente, como redução de consumo de energia, troca de combustíveis fósseis por renováveis, ou ainda com investimentos em reflorestamento e preservação dos recursos naturais.
Em conformidade com a Resolução no 4.327, de 25 de abril de 2014, do Conselho Monetário Nacional, o Desenvolve SP possui uma Política de Responsabilidade Socioambiental (PRSA), que define, entre outras, diretrizes para inclusão de critérios socioambientais aos processos de análise para concessão de financiamento.
Além disso, a instituição obedece a uma política interna de gerenciamento do risco