Page 3 - IpsoFacto 10 - Novembro 2021
P. 3

EDITORIAL
 Aprimorar o ambiente de negócios para o
crescer
paísUm bom ambiente de negócios é essencial para o desenvolvimento de um país, pois promove oportunidades para as empresas, estimula melhora econômica, crescimento do PIB, da renda per capita e do nível de emprego, entre outros fatores. Também depende dele a ca-
pacidade para atrair investimentos.
Por esses motivos, é preocupante constatar que o Brasil ocupa a 124a posição
entre 190 países do ranking Doing Business, do Banco Mundial, que avalia o nível de facilidade de fazer negócios. A classificação brasileira se deve principalmente à burocratização, dificuldades para a operacionalização das empresas e sistemas tributários complexos. Melhorar o ambiente de negócios implica em otimizar e simplificar procedimentos.
O ordenamento jurídico, responsável por regular o mercado, tem papel essencial no desenvolvimento econômico. Com o objetivo de diminuir a burocracia, atrair investimentos estrangeiros, modernizar o meio empresarial e melhorar o posicionamento do Brasil no ranking mundial entrou em vigor em agosto deste ano a Lei no 14.195/2021, Lei do Ambiente de Negócios. Também se espera que as alterações do Imposto de Renda da reforma tributária, que está em tramitação, ajudem a diminuir a burocracia e equilibrar mais a justiça fiscal.
A Lei do Ambiente de Negócios trouxe alterações relevantes, como o uso de um cadastro único com base no CNPJ, instituição do voto plural, facilidades para aberturas de empresas, entre outras inovações. Entretanto, mesmo com a nova legislação ainda temos muitos entraves burocráticos. Algumas das novas determinações dependem de adaptações no sistema e devem exigir ainda um bom tempo para serem implementadas e promoverem mudanças efetivas.
Esses temas influenciam diretamente o desenvolvimento do país e a retomada de sua economia. Trazemos essas reflexões para contribuir com o debate, permitindo que possamos unir ideias e esforços para alcançarmos os resultados esperados.
Conselho Editorial
Boa leitura!
3






















































































   1   2   3   4   5