Page 35 - IpsoFacto 10 - Novembro 2021
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seguida por Crianças, Saúde e Idosos.
Duas outras causas também ganharam muitos
adeptos nos últimos cinco anos: o Combate ao Aban- dono e Maus-tratos de Animais e Moradores de Rua.
O FATOR EMOCIONAL
O aspecto emocional da cultura de doação é sempre ressaltado por aqueles que doam e pelos que buscam doação. Os doadores afirmam que es- colhem com cuidado as causas para as quais vão doar e buscam se informar sobre as instituições beneficiárias, demonstrando fidelidade a elas, ano após ano. Confiança e segurança são sentimentos comuns para fazer a cultura de doação se espalhar cada vez mais.
De modo geral, as pessoas preferem abor- dagens mais distantes e impessoais para fazer doação (rádio, TV, redes sociais ou internet). As abordagens pessoais ou por telefone ainda são consideradas inconvenientes por grande parte dos doadores. Sentir-se impelido ou julgado bloqueia os sentimentos de bondade e solidariedade.
Para construirmos uma sociedade melhor pre- cisamos de cidadãos de bem, preocupados em produzir e cuidar do ambiente e dos outros. Nesse sentido, a melhor forma de estimular e reproduzir esse espírito em cada um de nós é nos sensibilizar com o entorno e exercitar a empatia. Isso gera um círculo virtuoso que estimula o desenvolvimento social e emocional.
Solidariedade não é só um valor social desejá- vel: é uma forma de evoluir emocionalmente.
Na pesquisa comentada, por exemplo, os re- sultados das perguntas sobre motivação para doar provam isso, quando apontam, principalmente, a importância dos fatores emocionais: “Porque me faz bem” e “Porque ajuda meu desenvolvimen- to como pessoa” são consideradas explicações importantes, reforçando a noção de que doar faz bem para o doador.
Divulgue ações sociais confiáveis e contribua como for possível para diminuir o sofrimento de outro ser humano. Doe amor, dinheiro, bens, tem- po, experiência, informação ou o que puder, por- que tudo é válido e necessário quando é do bem.
O Projeto Gaia Social (ver matéria págs 8 a 11) vai ajudar a exercer esse espírito e provar que “Fa- zer o bem, faz bem”. Vamos juntos nesse propósito!
Fwd1d
Fontes dos gráficos e resultados das pesquisas:
https://pesquisadoacaobrasil.org.br/resultados/grupo-1/ https://www.idis.org.br/world-giving-index-mostra-que-a-pandemia-mudou-o-mapa-de-doacoes-no- mundo-e-traz-a-indonesia-como-o-pais-mais-generoso-do-planeta-em-2020/ https://www.doar.org.br/iniciativas
43%
36% 40%
21%
12%
Causas que mais sensibilizam as pessoas em geral
 %
2020 2015
Combate à fome/pobreza* Crianças
Saúde
Idosos Causa Animal/Abandono/maus tratos...
População de rua/Moradores de rua Sit. Emergenciais Geração de trabalho e renda Problemas gerados pela pandemia Educação Outros Nenhuma específica
*para efeito de comparação as categorias foram somadas Fonte: Pesquisa Doação Brasil 2020
Bases: 2015 (2.230); 2020 (2.103)
  19% 10%
29%
   Motivações para doar (resposta estimulada)
Pergunta: Q32. Indique o grau de importância dos motivos abaixo, para levar uma pessoa a realizar uma doação. Resposta: Única. Base: Doadores.
6%
0% 5%
0% 4% 3%
2% 0%
2% 0%
1%
11% 15%
  18% 4%
 2%
 (5) Total importância
(4) (3) (2)
Porque me faz bem
(1) Nenhuma importância
79% 12% 6% 77% 13% 6% 74% 13% 8%
70% 16% 8% 57% 15% 12% 11%
  Porque acredito na causa que ajudo
Porque acredito que todos precisamos participar da solução dos problemas sociais
Porque sinto que posso fazer a diferença
Porque ajuda meu desenvolvimento como pessoa
Porque confio na entidade para qual doo
Porque quero dar exemplo aos meus filhos, familiares, amigos, colegas, funcionários etc.
Porque quero retribuir à sociedade Porque tenho pena dos menos favorecidos
Porque minha religião prega a caridade Porque a sociedade espera isso de mim Porque me pedem
Porque todos na minha família doam
NS/NR
86% 9% 85% 10%
      56% 16%
55% 16% 14% 9%
49% 9% 14% 7% 20%
35% 13% 20% 8% 22%
33% 11% 22% 12% 21%
28% 10% 24% 12% 25% Fonte: Pesquisa Doação Brasil 2020
13% 6% 9%
     CAMILA GARCIA BICALHO ANDREOLI: terapeuta e gestora de Desenvolvi- mento Humano em Curitiba.
SANDRYA RODRIGUEZ VALMANA DE MEDEIROS: psicanalista e advogada senior manager da área de Tributário da Unidade de São Paulo.
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