Page 35 - IPSOFACTO edição 9 - Maio 2021
P. 35

   Empresas também são afetadas
Este cuidado ao lidar com a expectativa na co- municação impacta, inclusive, diretamente no bolso das empresas. Segundo a Holmes, consul- toria de relações públicas americana, as com- panhias sofrem prejuízo anual de 62,4 milhões de dólares em decorrência de mal entendidos entre os funcionários.
AJUSTE DE EXPECTATIVAS
A sensação de frustração pode ser reduzida com ajustes. Em se tratando de comunicação, quanto mais pudermos realizar “combinados”, mais adequada pode ficar nossa expectativa e, por conseguinte, menos teremos que lidar com frustrações.
Os combinados devem envolver desde o prazo em que o outro espera receber a informação até o canal em que será feito o envio com melhor apro- veitamento, seja e-mail, aplicativos de mensagens, plataformas de reuniões ou outras opções. Buscar alternativas nos possibilita encontrar formas de expandir nossas relações neste momento.
OPORTUNIDADE PARA CRESCER
Momentos difíceis como este que vivenciamos trazem, além de grandes frustrações emocionais, também ocasiões especiais para encontrarmos a força mobilizadora que nos faz crescer. Se não houver problemas, não seremos desafiados a bus- car soluções.
Mudar o modo de encarar as frustrações nos possibilita ter não apenas uma visão mais otimista, como ainda nos prepararmos para os desafios, fi- cando mais fortes e criativos. Saber encarar o para- doxo de que “não ter sucesso” imediato é o que irá impulsionar o verdadeiro “sucesso” permitirá criar a couraça necessária para desenvolver resiliência e capacidade de superar as frustrações.
Quem aprende a lidar com a falta de controle
sobre a realidade externa e as emoções que ela pro-
voca leva uma grande vantagem competitiva e está
mais preparado para reagir de forma positiva e sau-
dável às frustrações futuras, já que ganha confiança
1
em Fsewudpdotencial resolutivo e na sua habilidade de
reação e superação.
3 https://convid.fiocruz.br/index.php?pag=apresentacao_resultado
“
 Somos seres sociais que se moldam,
evoluem e criam a partir da troca
de experiências. Nesse processo, a comunicação tem papel fundamental
para nos sentirmos integrados, sermos produtivos e exprimir nossas ideias. Quanto mais barreiras são colocadas, mais distantes e isolados passamos a nos sentir
No mundo atual, em que a capacidade de adap- tação se torna um diferencial no ambiente profissio- nal, agora mais ágil e competitivo em razão da tec- nologia e das novas ferramentas de comunicação, desenvolver “resistência à frustração” é uma ferra- menta pessoal indispensável, altamente procurada e valorizada no mercado de trabalho.
Aprender a transformar os percalços em opor- tunidades é essencial. Para manter a saúde mental é preciso focar no caminho e aprender com as frus- trações, desafiando as dificuldades e acreditando mais em si mesmo.
CAMILA GARCIA BICALHO ANDREOLI: especialista em Psicologia Analítica gestora de Desenvolvimento Humano em Curitiba.
SANDRYA RODRIGUEZ VALMANA DE MEDEIROS: psicanalista e advogada senior manager da área de Tributário da Unidade de São Paulo.
Camila Andreoli
 35







































































   32   33   34   35   36