Page 49 - Teoria de Mudança
P. 49

Em termos de como podemos contribuir futuramente para o processo de estruturação das atividades, seguem algumas possibilidades:
Elaboração do plano de investimento social – se a teoria de mudança tem como objetivo estruturar a estratégia macro do ISP (ainda que, excepcionalmente no caso do Beja, já tenhamos realizado um mapeamento de possíveis parceiros no nível micro), o próximo passo é desenhar um plano de ação operacional, com foco na execução e envolvendo atividades prioritárias (e definições como “para agora investiremos em que tipo de ação em educação, mais ou menos estruturante?”, prazos, metas, responsáveis e orçamentos por frente e por projeto). No entanto, vemos que o próprio time do Beja pode dar seguimento a esta etapa, agora que a estratégia está delineada.
Seleção – somos especialistas na seleção de parceiros, por meio da construção de critérios e processos seletivos qualificados, aumentando as chances de sucesso do ISP, por meio de editais, desafios e prêmios, por exemplo. Acreditamos que o Beja não precise neste momento de um processo de seleção robusto – basta escolher entre as iniciativas que já mapeamos e fazer as conversas com abertura para pilotar e efetivar as novas parcerias. Contudo, caso decida pela criação e lançamento de um prêmio ou desafio, por exemplo, decerto poderá contar com nossa expertise!
Monitoramento e avaliação (M&A) do Beja – embora tenhamos elaborado excepcionalmente nesta teoria de mudança uma sugestão de indicadores para início do monitoramento do Beja, o próximo passo é construir uma matriz avaliativa completa, com dimensões de avaliação e templates para embasar todo o processo de M&A do ISP. Contudo, ressaltamos novamente a sugestão de o foco do ISP nesta fase inicial não ser o monitoramento, mas sim pilotar apoios e monitorar poucos indicadores por resultado (internos e dos parceiros), de maneira simplificada.
Monitoramento e avaliação (M&A) dos parceiros apoiados – é muito importante construir uma cultura de M&A no setor social como um todo e, conforme já mencionado no relatório (tópico de resultado transversal), algumas organizações com as quais conversamos ainda não têm relatório estruturado de atividades e resultados alcançados. Podemos apoiá-las nesse processo, caso elas reconheçam e se interessem por essa demanda.
Acompanhamento de projetos – outra frente de trabalho que realizamos é a potencialização dos parceiros de ISP, acompanhando-as por meio de conversas mensais, mentorias e realização de encontros formativos, entre outras atividades.
Atrelar conteúdo do memorial à TM - como ainda não conhecemos a fundo o conteúdo do memorial que está sendo realizado para o Pedro Alberto Fischer, não conseguimos, nesse momento, incluir suas especificidades neste documento. Caso tenham interesse, podemos fazer esta atualização posteriormente, quando houver mais informações disponibilizadas.
Sentimos, pelo engajamento do novo time Beja, que a equipe está qualificada para este novo momento independentemente da ponteAponte. Caso ainda assim haja interesse em seguirmos nesta parceria, será um prazer colaborarmos novamente!
APÊNDICES
(consulte arquivos em anexo)
1
2
3
4 5
6
 INSTITUTO BEJA | 49



















































































   47   48   49   50   51