Page 47 - Teoria de Mudança
P. 47

 Portanto, é importante que a equipe em breve reflita sobre o objetivo do Instituto enquanto marca e posicionamento - o Beja tem ambição de se tornar conhecido pelas pessoas? Se sim, quais pessoas? Para quê?
Perguntas como essas ajudarão a definir e executar os caminhos almejados, mas certamente há diversas outras reflexões importantes para serem feitas. Nesse contexto, acreditamos ser importante avaliar a possível contratação de uma agência de comunicação/branding para ajudar neste processo de construção da nova marca, com definição de objetivos a serem alcançados, linguagem estética e planejamento das ações a serem realizadas (se necessário, temos parceiros que já atuam no campo socioambiental no Brasil para indicar, como a Be Cause, a BeOnBoard, BlueMedia e a Fábrica de Ideias Brasileiras, todas em São Paulo; a Intuite-se, no Rio; e a Verlindo, em Brasília).
Lembramos que um dos objetivos da teoria de mudança é qualificar a comunicação do instituto acerca de seu ISP, fomentando um discurso alinhado em todos os pontos de contato e mitigando possíveis riscos reputacionais. O planejamento e execução da comunicação, por sua vez, pode ser executado por uma agência ou por uma equipe interna dedicada para tal função.
OUTRAS RECOMENDAÇÕES:
• Criar um site do instituto que contenha a teoria de mudança, o manifesto, a comunicação de oportunidades, divulgação de conteúdos, o portfólio de projetos apoiados/realizados e, futuramente, os resultados alcançados;
• Definir em quais redes sociais o Beja estará presente e fazer planejamento/execução/ monitoramento de posts;
• Apresentar em forma de call to action a teoria de mudança e o manifesto para todos os stakeholders atuais (conselheiros, diretores) que ainda não foram envolvidos no processo, e também para possíveis parceiros;
• Fazer um mapeamento de outros stakeholders com os quais o Beja gostaria de ter algum tipo de envolvimento e realizar uma apresentação institucional;
• Planejar a elaboração de relatórios anuais de atividades.
   PITCH DE ELEVADOR – FORMA SUCINTA DE APRESENTAR O ISP DO BEJA
“Nosso investimento social visa promover o desenvolvimento pleno e
a autoconsciência por meio de ações estruturantes, de advocacy e de cuidado integral nas famílias em três frentes programáticas: educação, equidade de gênero e geração de renda”.
 INSTITUTO BEJA
| 47





















































































   45   46   47   48   49