Page 46 - Teoria de Mudança
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    Recomendações: mais importante do que a definição de indicadores é a reflexão interna sobre a real capacidade de monitoramento dos projetos, o que demanda tempo e equipe. Para além disso, vale entender qual a necessidade de monitoramento e em que medida é possível equilibrar uma seleção qualificada de parceiros, criando uma relação de proximidade de confiança, e em que medida é viável e essencial acompanhar as ações ao longo do tempo - e por quanto tempo (por exemplo, para garantir que um idoso que recebeu apoio da Labora e se recolocou no mercado se manteve empregado após um determinado período maior de tempo).
Podemos afirmar que, hoje, na fronteira do ISP está a relação de confiança e as parcerias de longo prazo em lugar do controle pelo controle.
No caso do Beja, que está iniciando seu M&A (monitoramento e avaliação) no campo de impacto social, recomendamos definir entre 2 e 4 (no máximo) indicadores por resultado para acompanhar em um horizonte de médio prazo (2 a 3 anos). Isso permitirá criar a cultura de avaliação com foco e qualidade – pela nossa expertise, é muito melhor selecionar e monitorar poucos indicadores, mas com qualidade, do que ceder ao sempre presente risco de querer acompanhar inúmeros indicadores, que tendem a ter baixa confiabilidade e serem abandonados no meio do caminho.
COMO COMUNICAREMOS
Com o nascimento do Instituto Beja, nasce também uma nova marca.
“Marca identifica uma cultura: um jeito de sentir, pensar e fazer de uma empresa que proporciona experiências com significados compartilhados por seus públicos, gerando expectativas de relacionamento futuro”.
Ricardo Guimarães, 2010
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