Page 17 - IpsoFacto 10 - Novembro 2021
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O Legal Design acompanha a evolução da comunicação, especialmente “
impulsionada pelas redes sociais, com maior utilização de recursos visuais que facilitam a interatividade e ajudam a passar a mensagem desejada
quem recebe o documento jurídico é um advogado e muitas vezes o representante precisa dividir as infor- mações dentro da empresa com outros tomadores de decisão. A dificuldade em compreender um deta- lhamento jurídico pode atrasar toda a operação.
A proposta para implementação dessa aborda- gem teve boa recepção no Escritório desde o início, mas era necessário mudar o mindset e preparar mais de 300 profissionais. O principal desafio estava no domínio de ferramentas que possibilitassem aplicar as técnicas. Tivemos vários ciclos de palestras e trei- namentos para a compreensão do conceito de Legal Design e sua operacionalização, além da preparação para o uso dos recursos visuais como mapas, tabelas, linhas do tempo, gráficos, e para realizar a aplicação respeitando a identidade visual do Escritório.
O processo, que durou um pouco mais de um ano, foi bastante gratificante e hoje todos os advogados do GSGA produzem peças jurídicas com abordagem mais visual e moderna. A disposição das informações de forma visual possibilita compreender facilmente o escopo do trabalho, as questões mais relevantes, o principal objetivo do documento, os pontos positivos, negativos e de atenção, os primeiros passos de um projeto, toda a sequência e resultados. As priorida- des estão em destaque e transmitem, logo no início, a mensagem principal, agilizando o entendimento e, em decorrência disso, a tomada de decisão.
APROVAÇÃO DE CLIENTES E OPERADORES DO DIREITO
No começo da pandemia os despachos presen- ciais foram suspensos, passando a ser realizados de forma online, o que mudou a dinâmica no contato com os julgadores. Logo no início da aplicação do Legal Design pudemos perceber o impacto da ado- ção das técnicas quando um ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) elogiou o fato de os memo- riais estarem curtos, considerou o visual bastante
“palatável” e ficou impressionado com o uso de QR Code para acessar um vídeo complementando as in- formações do documento.
Os juízes comentam que as peças com a nova abordagem, usando elementos como linhas do tempo e gráficos, têm mais clareza e objetividade, trazendo a informação necessária. O mesmo retorno positivo re- cebemos dos clientes, quando fazemos, por exemplo, memoriais com esse formato, com QR Code para que o ministro possa acessar despacho gravado com resu- mo do caso. Muitos que não são da área jurídica dizem que conseguiram compreender mais facilmente, com a linguagem acessível e apresentação bem agradável.
Julgadores administrativos também têm elogiado a mudança. Recentemente, em um Conselho de Con- tribuintes Estadual, o relator elogiou publicamente durante a sessão o memorial apresentado, afirmando que as linhas do tempo e a forma objetiva foram fun- damentais para a compreensão do assunto e a abor- dagem didática ajudou a esclarecer o caso concreto.
Essas impressões comprovam o que sabemos, que o tempo está escasso e a utilização desses ele- mentos, que permitem reduzir a quantidade de tex- to e trazem mais assertividade de clareza na argu- mentação jurídica, facilita a compreensão.
A opinião geral, com relato de operadores do Di- reito e dos clientes, é que a comunicação se tornou mais objetiva, clara e eficiente. A prestação do serviço jurídico é feita para o cliente e para o Poder Judiciário e Administrativo, e ambos entendem melhor os traba- lhos apresentados, bem como os pedidos postulados.
Hoje, praticamente todas as peças que saem do Escritório estão nesse formato mais moderno, utilizando o Legal Design. Foi um processo longo, com o tempo de maturação de todos, que valeu bastante, porque atingimos o objetivo de produzir um conteúdo considerando sempre o maior benefício para o público final.
   Design
Tecnologia
 Direito
ANA PAULA FARIA: sócia da Unidade de Curitiba, especializada na área de Direito Tributário e Processual Civil.
JULIANA QUADRADO: gerente de Comunicação e Marketing.
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