Page 33 - Revista IpsoFacto 11
P. 33

as pessoas passaram a ficar ainda mais conectadas virtualmente, criando nesse espaço online uma vida que por vezes se confunde e se entrelaça com a vivida no offline. De acordo com a já mencionada pesquisa, hoje as redes sociais conectam 53,6% da população, sendo que quase sua totalidade – 4,15 bilhões de pessoas – utiliza o celular para acessar suas redes sociais.
Um ponto muito importante nesses acessos deve ser levado em consideração: o tempo de uso das redes sociais, que vem aumentando a cada ano.
O usuário típico de mídia social permanece conectado todos os dias uma média de 2 horas e 25 minutos. Se somarmos esse uso durante uma semana, chegamos à alarmante conclusão de que esse usuário soma horas equivalente a um dia inteiro de sua semana dedicado exclusivamente para navegar nas redes.
A SITUAÇÃO BRASILEIRA
Segundo a PNAD Continua 2019 – acesso à inter- net, do IBGE2, a internet é utilizada amplamente pela população (em 82,7% dos domicílios brasileiros).
Por isso, entender os efeitos da internet na saúde mental torna-se uma questão de saúde pública no Brasil, país que ocupa o segundo lugar no ranking de tempo diário conectado, segundo a pesquisa Global Digital Overview 2021, já citada.
Atualmente, o brasileiro fica uma média de 10 horas e 8 minutos na internet, das quais 3 horas e 42 minutos nas redes sociais. Somos o país em ter-
Pessoas que utilizaram a Internet (%) - Grandes Regiões
Status do Digital
Estatísticas de manchetes e tendências para o ‘Status do Digital’ global em janeiro de 2021:
 POPULAÇÃO MUNDIAL
7,83 BILHÕES
URBANIZAÇÃO
56,4%
USUÁRIOS DE CELULAR
5,22 BILHÕES
VS. POPULAÇÃO
66,6%
USUÁRIOS DE INTERNET
4,66 BILHÕES
VS. POPULAÇÃO
59,5%
USUÁRIOS DE MÍDIA SOCIAL
4,20 BILHÕES
VS. POPULAÇÃO
53,6%
      ceiro lugar em tempo de uso de redes sociais, atrás dos filipinos (4h15m) e colombianos (3h45m).
Muitos atribuem esse excesso à deterioração da saúde mental do brasileiro. Mas será isso ver- dadeiro? Faltam estudos que avaliem o tema. Por enquanto, só é possível reconhecer que parece ter-se criado um senso comum nesse sentido. Al- gumas pesquisas relacionam o excesso de tempo de internet como fator que contribuiu durante a pandemia para o surgimento de sentimentos ne- gativos nos jovens.
A esse respeito, o Atlas da Juventude3, produzi-
Pessoas que utilizaram a Internet, por grupos de idade (%)
  2018
Norte
64,7
69,2
2019
%
2018
10 a 13 anos 14a19anos 20a24anos 25a29anos 30a39anos 40a49anos 50a59anos
2019
Nordeste
64,0
68,6
Sudeste
81,1
83,8 81,8
75,0 77,7
   88,6 90,2 91,0
       Centro-Oeste
81,6
84,6
74,7
78,3
92,7 90,7
92,6 87,9
     Sul
90,4 80,5
    BRASIL
F1F2F3
78,2
67,9 84,6 74,2
 60 anos ou mais
38,7 45,0
 Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Trabalho e Rendimento, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2018-2019.
 1 https:/www.amper.ag/post/we-are-social-e-hootsuite-digital-2021-resumo-e-relat%C3%B3rio-completo
2 https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101794_informativo.pdf
3 https:/atlasdasjuventudes.com.br/wp-content/uploads/2021/08/JuventudesEPandemia2_Relatorio_Nacional_20210702.pdf
33
































   31   32   33   34   35