Page 4 - Revista IpsoFacto 11
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 ENTREVISTA
por Viviane Pereira
 As novas relações
que nascem com
negócios digitais
Maior evento de varejo do mundo, NRF - Retails Big Show 2022 destaca metaverso, NFT, criptoativos e aponta tendências de novos
Mformatos de negociações e demandas jurídicas
etaverso, mercado digi- LEONARDO CLARK – Vimos um conceito tal, NFT, ESG, liderança diferente, em comparação com os anos após a pandemia. Essas anteriores, que foi a racionalização das e outras tendências de inovações para aplicação no varejo. Em negócios foram destaque 2019 havia tecnologias pirotécnicas e a
na NRF 2022, o maior evento de varejo do pandemia trouxe essa visão mais prática,
mundo,emqueoGaiaSilvaGaedeAdvo- gados esteve presente. Leonardo Clark Ri- beiro, sócio no Escritório do Rio de Janeiro, especializado em tecnologias e novos negó- cios, e Raphael Nóbrega de Andrade, senior manager da área de Consultoria Tributária na mesma Unidade, participaram da feira para acompanhar as soluções e os novos modelos de negócios desenvolvidos no am- biente do varejo e manter a Organização numa posição de vanguarda, conectada com a linguagem, os desafios e a realidade dos empreendedores.
O objetivo é antecipar tendências e antever soluções, analisando os desdobramentos que as novidades trarão para a área jurídica, demandas que podem surgir, por exemplo, nas áreas Societária, Tributária, Trabalhista, entre outras, possibilitando dar suporte aos clientes nas implementações das inovações. Nesta entrevista, os advogados comparti- lham as principais inovações que conhece- ram no evento, seus impactos no mercado e as implicações que terão no ambiente jurídi- co das empresas.
IPSOFACTO – Que tendências chamaram atenção na NRF 2022? Há mudanças no mercado por conta da pandemia?
debuscaroqueéimplementáveletraz ganho de fato. Depois desse período de crise, eficiência é a palavra, com produtos que gerem resultado.
Havia equipamentos de reconhecimento facial, visão computacional para identificar produtos em prateleiras ou caixas, conta- gem de estoque automatizada e também muitos itens de self checkout, em que o consumidor mesmo paga sua compra num caixa e até tecnologias mais modernas que não necessitam do caixa – a pessoa passa o cartão na entrada, seu rosto é filmado e as câmeras acompanham as compras; no final o valor é somado e debitado do car- tão automaticamente.
RAPHAEL NÓBREGA – O ecossistema do ecommerce já vinha experimentando um crescimento relevante até 2019, mas sem dúvidas o isolamento social contribuiu de- mais no sentido de acelerar a digitalização das empresas, de modo que o comércio di- gital passará a representar uma fatia cada vez mais relevante das operações do varejo. Nas principais palestras que assistimos na NRF, ficou muito clara a preocupação do mercado em estar preparado para atender a Geração Alfa, crianças de até 12 anos que serão o grande público consumidor nos
próximos anos. Essa turma já consome mui- to mais bens digitais do que físicos. Elas pre- ferem ganhar itens ou moedas digitais para usar nos jogos. É uma tendência.
IPSOFACTO – Quais as principais inovações tecnológicas apresentadas que devem promover importantes mudanças no mun- do dos negócios nos próximos anos? LEONARDO CLARK – O assunto mais falado foi o metaverso, num conceito mais amplo, de ambiente imersivo virtual, que pode ou não ser 3D, em que as pessoas não preci- sam necessariamente seguir uma história, uma linha, como no conceito de “mundo aberto”, muito conhecido no ambiente dos games. Já existe há anos essa ideia e hoje se discute para onde seguirá a tendência. Há um mercado potencial estimado de US$ 800 bilhões (incluindo o já consolida- do mercado de games que gira em torno de US$ 200 bi) para os próximos anos em operações nesses ambientes, que incluem a compra de roupas, acessórios, terrenos, casas para o personagem; é o avatar eco- nomy. As empresas olham para esse mer- cado, fornecendo produtos virtuais para os avatares. Na verdade, o metaverso é só a estrutura; o que conta são as operações por dentro dessas plataformas, serviços e vendas de produtos.
O mercado de negócios 100% digital é uma tendência. Vender itens dentro de uma pla- taforma e inclusive permitir que esses itens sejam revendidos ainda requer mais inte-
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