Page 7 - Revista IpsoFacto 11
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  pação com esse assunto e também com o meio ambiente, envolvendo toda a cadeia produtiva, inclusive fornecedores. LEONARDO CLARK – A abordagem voltou-se à importância das empresas investirem, desenvolverem e aplicarem de fato polí- ticas ESG, ambientais, sociais, inclusivas no seu conceito mais amplo, de inclusão social a digital. Também sobre políticas de governança, para dar transparência ao mercado das práticas da empresa. É algo que tem bastante relevância no exterior e vem ganhando força no país.
O Brasil segue o IRFS (International Finan- cial Reporting Standards), que está crian- do normativas internacionais para regis- trar na contabilidade o efeito das ações ESG. Vai dar muito mais transparência e legitimar as empresas que de fato apli- cam e implementam políticas ESG, fazen- do com que os relatórios de auditoria te- nham itens ligados à pauta. Esse aspecto, que foi bastante abordado no evento, vai afetar, inclusive, a valorização das empre- sas nas bolsas.
IPSOFACTO – Qual é a principal impressão a partir da NRF 2022?
RAPHAEL NÓBREGA – No evento pudemos confirmar que a tendência digital é realmente o caminho dos negócios, que existe uma economia digital que move bilhões de dólares, há várias empresas se dedicando a esse tipo de atividade, enquanto o Brasil e outros países em desenvolvimento estão à margem disso. Vimos que o metaverso e as novas tecnologias, com aumento do acesso à internet e tecnologia 5G, ficarão mais próximas do nosso dia a dia.
No GSGA buscamos evoluir e acompanhar
esse movimento, preparar nossa equipe
para estar numa posição de vanguarda,
ser referência na área jurídica em relação “ a esse assunto. Temos uma comissão com
vários profissionais se dedicando ao tema. LEONARDO CLARK – A NRF é um grande ce- leiro de novidades e de percepções. Claro que precisamos adaptar à nossa realidade, mas é um fato que existem as relações negociais que acontecem no metaverso, nos ambientes digitais, que têm desdo- bramentos nas áreas jurídicas. E estamos atentos a essas novas tendências.
Temos clientes que operam com
bens digitais e acompanhamos esse movimento com o objetivo de buscarmos, em nossa legislação, soluções para os diversos desafios que estão surgindo
Raphael Nóbrega
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