Page 13 - IPSOFACTO edição 9 - Maio 2021
P. 13
“
(GSGA). “Nossa comunicação é dinâmica e estritamen- te técnica. Mantemos permanente preocupação em relação às nossas responsabilidades, princípios éticos, ao nosso papel na sociedade, e observamos com rigor os regulamentos que regem esse tema na advocacia”.
Uma das mudanças para poder difundir rapida- mente o conhecimento jurídico foi o estabelecimento de procedimentos mais ágeis nos comitês que tratam da revisão de todo o conteúdo, com preocupação de externar uma posição ponderada e consolidada. Gus- tavo Noronha destaca que esse já era um cuidado da Organização, reforçado para manter os critérios com a aceleração do processo. “Há muitos anos temos um importante comitê de uniformização de entendimen- tos técnicos (o COATEC), sempre comprometido a che- garmos a um consenso nas discussões técnicas mais complexas, sobretudo quando há possível divergência, natural nesses casos, chegando a um entendimento que possa ser considerado como o posicionamento do Escritório. Agilizar a revisão de todo o material infor- mativotalveztenhasidoonossomaiordesafiopara levar informação relevante no menor tempo possível aos nossos clientes, público e colaboradores”.
Juliana Quadrado, gerente de Comunicação e Marketing do GSGA, acredita que a fase exigiu bas- tante das empresas para oferecer uma comunicação ainda com mais rapidez e qualidade. “No mundo todo as pessoas nunca se comunicaram tanto quanto neste período, considerando o volume de e-mails, mensa- gens instantâneas e redes sociais. As conversas que antes aconteciam no corredor ou no almoço ficaram concentradas nos celulares e computadores, elevando bastante o volume de interações digitais”, pondera.
A agilidade proporcionou uma aproximação ain- da maior com os clientes em um momento essencial para dar apoio e demonstrar que a Organização, ape- sar da distância física, está sempre presente. Tam- bém possibilitou garantir a estrutura e o amparo ne- cessários aos colaboradores. Para Gustavo Noronha, as medidas foram possíveis graças à capacidade de reação do Escritório diante de uma situação adversa e de iniciativas planejadas, além da estrutura tecno- lógica. “A pandemia trouxe uma conexão diferente com nossos profissionais e buscamos oferecer uma atenção especial para dar todo o suporte necessário tanto física quanto psicologicamente. De uma forma diferente posso dizer que estivemos até mais juntos em alguns momentos”.
As transformações nos fluxos foram nosso principal foco,
para nos adaptarmos às necessidades das pessoas. Uma comunicação eficiente é quando você consegue transmitir a informação de maneira clara e objetiva
Juliana Quadrado
Tanto Gustavo Noronha quanto Juliana Quadra- do chamam atenção para a importância de manter a positividade neste momento delicado que o mundo atravessa, focando em difundir o que é essencial.
CONTEÚDO COM QUALIDADE
Quando um assunto tem repercussão no mercado e requer uma reflexão, o GSGA realiza uma revisão para definir o entendimento técnico mais adequado, de modo a atender às demandas. “Em muitos momentos é preciso tomar uma decisão imediata e buscamos responder a tempo essa necessidade. As pessoas estão em casa consumindo notícias constantemente, às vezes recebendo fake news. É importante ressaltar que na área tributária também há contrainformação; por isso, divulgamos esclarecimentos para a sociedade de acordo com os nossos entendimentos e com base em fontes confiáveis”, avisa o advogado. “Como as questões são bastante técnicas, uma palavra mal-empregada pode causar uma percepção deturpada. Nossa preocupação é fazer com que a comunicação seja técnica, mas também efetiva, bem-feita, sem suscitar dúvidas, especialmente entre o público leigo”.
Aliado à precisão técnica está o cuidado em apresentar o conteúdo na melhor forma. Com o au- mento no volume de dados, as empresas passaram a escolher mídias que facilitassem o acesso, o que foi primordial. “No atual cenário é preciso utilizar diferentes meios para que o conhecimento chegue a todos, o que exige flexibilidade e adaptabilidade”, diz Juliana Quadrado. “As transformações nos fluxos foram nosso principal foco, para nos adaptarmos às necessidades das pessoas. Uma comunicação efi- ciente é quando você consegue transmitir a infor- mação de maneira clara e objetiva”.
Entre as ações do GSGA nesse período está o in- vestimento em novas tecnologias e canais que pos- sibilitaram aos advogados e advogadas transmitir informação de maneira clara ao público-alvo. A ge- rente de Comunicação afirma que o Escritório não teve receio e se arriscou nas tendências. Como re- sultado, foi possível oferecer conteúdo a diferentes tipos de perfis, houve engajamento e um retorno grande dos clientes, comentando e compartilhando os materiais. Um webinar sobre Reforma Tributária, por exemplo, tema bastante técnico, contou com mais de 1 mil inscritos.
13