Page 12 - IPSOFACTO edição 9 - Maio 2021
P. 12

TENDÊNCIA
por Viviane Pereira
 O papel da
comunicação nos
novos tempos
Departamento ganha maior agilidade e diferentes ferramentas para se adequar ao novo cenário
 SHUTTERSTOCK
12
IPSOFACTO
0desenvolvimento de tecnologias e cone- xões em rede tem promovido um avanço efetivo e contínuo na comunicação das empresas para difundir informações de confiança e qualidade aos clientes e ao
mercado em geral. A Covid-19 e o isolamento social aceleraram significativamente esse processo.
Um levantamento feito em junho de 2020 pelo Google, responsável pelo Youtube, indicou que mais de 70% dos brasileiros (estimativa de 85 milhões de pessoas, considerando uma população digital de 120 milhões) assistiram ao menos uma live e 38% viram duas ou mais durante os primeiros meses da pande- mia. Os resultados foram obtidos a partir de entre-
vistas com 1007 pessoas entre 18 e 54 anos. Dados apresentados no Youtube Brandcast, em novembro de 2020, apontam que 105 milhões de brasileiros acessam a plataforma mensalmente.
Os podcasts também tiveram crescimento de au- diência, demonstrado na divulgação dos números de um dos maiores serviços de streaming desse formato no mundo, o Spotify. A empresa registrou aumento de 200% no consumo em 2020.
“A atualização constante da comunicação do Escritório já era uma realidade mesmo antes dessa situação, que acelerou a modernização e o aperfei- çoamento desse processo”, avalia Gustavo Damázio de Noronha, sócio do Gaia Silva Gaede Advogados




















































































   10   11   12   13   14