Page 7 - IPSOFACTO N8 , Novembro 2020
P. 7

 IPSOFACTO – Que vantagens o GSGA ti- nha em questões tecnológicas que permi- tiu uma transição ágil para o home office? IVAN HASSE – Já estávamos preparando a nossa estrutura de T.I. para o home office com a migração do nosso ERP para traba- lhar em servidor em nuvem, possibilitando maior estabilidade nos serviços e seguran- ça das informações. Implantamos também em nosso escritório o sistema DocSite em que todos os documentos elaborados fi- cam armazenados na nuvem, possibilitan- do assim a pesquisa de seu conteúdo e o compartilhamento dos arquivos entre os usuários do escritório. Todo conteúdo fica separado em bibliotecas de forma ordena- da e organizada.
IPSOFACTO – Como era a gestão da segu- rança da informação antes da pandemia, que incrementos recebeu e quais os re- sultados advindos dessas iniciativas? IVAN HASSE – Sempre tivemos uma polí- tica de segurança das informações, a qual passa constantemente por aprimoramen- tos. Temos como medidas importantes: regras de uso dos computadores, utilização de Firewall para controle de acesso e con-
tratação de antivírus de primeira linha, no- tebooks criptografados e o acesso externo pelo usuário ao escritório é controlado e só pode ser realizado por meio de uma VPN. Com a evolução da pandemia e a per- manência em home office, investimos na aquisição de notebooks adicionais, que passaram a ser disponibilizados a todos os colaboradores, mantendo, assim, uma uniformização na forma de utilização e nas regras de segurança da informação.
IPSOFACTO – Quais as perspectivas de futuro em tecnologia, em que propostas o Escritório pretende investir e os princi- pais objetivos a serem alcançados?
IVAN HASSE – Estamos ampliando o uso da tecnologia para ganhar qualidade e agilidade em algumas práticas mecânicas e repetitivas. Atualmente investimos em Inteligência Artificial com o objetivo de au- tomatizar algumas etapas das rotinas do nosso contencioso.
Adicionalmente, também estamos aprimo- rando nosso atual sistema de controle de prazos do contencioso e a nossa contro- ladoria de processos. Iniciamos, há alguns meses, a implementação de um departa-
“
mento de controladoria, com a criação de software específico, desenvolvido interna- mente para gerenciar os trabalhos do nosso departamento de consultoria tributária.
IPSOFACTO – No que diz respeito à tec- nologia, que experiências o GSGA leva para o futuro?
IVAN HASSE – Entendemos que a utili- zação da tecnologia para auxiliar nossos trabalhos terá cada vez mais importância para o Escritório. Não podemos, em ne- nhum momento, deixar de buscar novas ferramentas que o mercado disponibiliza para a área jurídica.
Com a pandemia, notamos que o home office é uma forma viável de trabalho e podemos afirmar que ele veio para ficar. A implementação da LGPD, legislação com propostas totalmente inovadoras, está acarretando uma mudança profunda na forma de trabalho. A sua adequação permitiu que o Escritório revisasse seus procedimentos internos, acarretando apri- moramento de todo o fluxo, o que, segu- ramente, proporciona uma melhora no atendimento aos nossos clientes.
Estamos ampliando o uso
da tecnologia para ganhar qualidade e agilidade em algumas práticas mecânicas
e repetitivas. Atualmente investimos em Inteligência Artificial com o objetivo de automatizar algumas etapas das rotinas do nosso contencioso
Ivan Hasse
 7



















































































   5   6   7   8   9