Page 6 - IPSOFACTO N8 , Novembro 2020
P. 6

 ENTREVISTA
  IPSOFACTO – Quais os principais investi- mentos em estrutura que o GSGA fez ao longo dos últimos anos e que vantagens trouxeram nesse momento de mudança? MAURO JACOB – Nossos investimentos mais relevantes nos últimos anos, além do que fazemos sempre em recursos huma- nos, notadamente voltado ao desenvol- vimento dos nossos profissionais, foram em tecnologia, que é estrutural. Essas iniciativas tiveram grande relevância para manutenção e melhora da nossa capaci- dade de gestão e operacional, permitindo o trabalho a distância. O que tornou tudo isso viável foram os investimentos que iniciamos há três anos, quando decidimos mudar a forma de armazenamento das in- formações. Fizemos um grande aporte de recursos para adaptar nosso hardware de modo a suportar o software ERP, sistema integrado que hoje é nosso grande coração. Com essas inovações houve também adaptação nas políticas de controle e mu- dança de práticas de gestão, que trouxe- ram integração administrativa maior entre
6
as Unidades. Outro retorno é a agilidade no sistema de faturamento. Agora vamos integrar o ERP com a plataforma Ética, pela qual desenvolvemos nossa política anti- corrupção, permitindo maior controle dos correspondentes em todo o país.
IPSOFACTO – Quais investimentos de- vem ser prioridades para o futuro a curto e médio prazo?
MAURO JACOB – Nosso grande investi- mento sempre foi aquele realizado em pes- soas e temos focado nessa questão para o desenvolvimento de outros segmentos de atuação, incluindo treinamentos das equi- pes e contratação de novos profissionais com expertises diferenciadas.
Para manter a capacidade operacional, o in- vestimento em tecnologia é recorrente e o GSGA o faz desde sua origem, na década de 1990. Em consultoria, por exemplo, muitos trabalhos têm por base o uso de tecnologia, com logística informacional e profissionais especializados em data science, que de- mandam investir constantemente.
Mauro da Cruz Jacob
IPSOFACTO – Quais os retornos espera- dos dessas apostas em estrutura e tec- nologia que vem sendo realizadas e os planos para o futuro?
MAURO JACOB – Temos áreas bem de- senvolvidas que não possuíamos no início, fruto de maturidade obtida com investi- mentos diversos de tecnologia a recursos humanos, como as áreas Trabalhista e Civil, ambas bastante consolidadas. Hoje, atua- mos fortemente em M&A. Os projetos para o futuro incluem aumento da nossa capaci- dade operacional, de atuação, para atender novas demandas.
Do ponto de vista de gestão, o período pan- dêmico deixa para o futuro, entre outros aspectos, a necessidade cada vez maior de controle de custos. O GSGA já tinha essa vi- são: acompanhamos as performances das Unidades para um planejamento prévio de despesas, análise e previsão de investimen- tos, avaliando o horizonte em curto e mé- dio prazo. Essa prioridade se confirma com manutenção e evolução de controles que desenvolvemos ao longo do tempo.
“
Nosso grande investimento
sempre foi aquele realizado em pessoas e temos focado nessa questão para o desenvolvimento de outros segmentos de atuação, incluindo treinamentos das equipes e contratação de novos profissionais com expertises diferenciadas
IPSOFACTO




















































































   4   5   6   7   8