Page 22 - Teoria de Mudança
P. 22

  22 |
TEORIA DE MUDANÇA
RT (RESULTADO TRANSVERSAL) - CAMPO DA
FILANTROPIA E DA SOCIEDADE CIVIL FORTALECIDO
E POTENCIALIZADO
(resultado direto)
Como a atuação do Instituto se dará em grande parte de maneira não verticalizada, ou seja, com atuação indireta por meio de parcerias com organizações, movimentos, lideranças e coalizões, muitos de seus resultados nas três frentes programáticas estarão relacionados ao desempenho desses parceiros, cujos indicadores deverão ser compilados pelo Instituto de modo a acompanhar seus resultados efetivos.
Com isso, o principal resultado direto do Beja está atrelado ao nível de potencialização e fortalecimento (incluindo capacidades institucionais, de escala etc.) desses parceiros por meio de seu fomento. Nesse ponto, o Instituto almeja também viabilizar que pessoas altamente capacitadas se dediquem aos projetos apoiados, numa perspectiva de skilling up e de potencialização cruzada (como chamamos na ponteAponte, em que as organizações parceiras compartilham expertises e conhecimentos entre si, de maneira horizontal).
Importante reforçar que, para além de recursos financeiros, muitas organizações sociais carecem de profissionais qualificados para apoiar sua gestão ou para processos específicos, como comunicação, monitoramento ou captação de recursos; considerando que há muitas pessoas qualificadas dispostas a atuar no apoio às organizações sociais, o Beja vai articular este tipo de troca entre pessoas de sua rede de contatos (outro caminho está na integração com outros resultados, por exemplo focados em pessoas com mais de 50 anos e mulheres que sofrem violência).
Estratégia de atuação
Este resultado está diretamente relacionado ao grau de fortalecimento institucional dos parceiros ao longo dos anos, no curto, médio e longo prazo. No horizonte de um ano, estabelecer uma relação de confiança e abertura entre ambas as partes é fundamental para pavimentar a parceria. Em três anos, a parceria se assemelha a uma relação de simbiose, com benefícios mútuos. Uma evidência de que o Instituto logrou êxito nesse quesito é a autonomia e independência de seus parceiros em relação ao Beja com o fim dos apoios financeiros ou não financeiros, no longo prazo, em cinco ou mais anos.
Recomendações: várias organizações trabalham de forma semelhante aos eixos de atuação do Beja (estruturante/imediato; curto, médio e longo prazo) e podem atender os resultados esperados nos dois eixos centrais escolhidos (R1 e R2).
Em ambos os resultados, R1 e R2, recomendamos iniciar a atuação com pelo menos um parceiro para cada frente programática, a fim de que se possa conhecer e testar a atuação, sempre buscando de alguma forma incentivar a integração entre eles.






















































































   20   21   22   23   24