Page 23 - Teoria de Mudança
P. 23
SOBRE SELEÇÃO DAS PARCERIAS
A seleção de parceiros deve ser cuidadosa, tendo entre os critérios o potencial de inovação, escalabilidade e incidência em políticas públicas, bem como o potencial de contribuição metodológica alinhado aos princípios e pressupostos do Instituto (por exemplo, para a criação empatia, autoconsciência e responsabilidade), com o fim de agregarem efetivamente para esta teoria de mudança.
Quanto maior a integração do parceiro com as frentes programáticas e o propósito do Instituto, maior sua prioridade. Por exemplo, na formação em investimento social, apontamos que ao longo de décadas a educação vem sendo o tema central do apoio filantrópico no Brasil, com centenas de bilhões de reais investidos. Dessa forma, quanto mais a iniciativa em educação se integrar com as demais frentes e resultados buscados pelo Beja, maior a concretude de sua contribuição dentro do propósito do Instituto.
Vale ressaltar que o primeiro ano será de intensa experimentação para toda a equipe do Beja, portanto a escolha de poucos e bons parceiros deve ser muito cuidadosa, estabelecendo-se como premissa a abertura para o diálogo e aprendizagem conjunta.
Por fim, sugerem-se aportes contínuos e de longo prazo (três a cinco ou mais anos) tanto para R1 quanto para R2, fugindo à lógica de investimentos sociais para projetos de um ano e posicionando-se na fronteira do ISP no sentido de entender que mudanças socioambientais complexas e relevantes só se dão no longo prazo.
PARA QUEM E COM QUEM ATUAMOS
O QUE FAZEMOS PARA QUEM/ COM QUEM
PÚBLICO-FIM DA ATUAÇÃO (PARA QUEM DIRECIONAMOS
PRIORITARIAMENTE NOSSOS ESFORÇOS)
Prioritariamente vamos atuar com públicos vivendo em maior situação de vulnerabilidade, como grupos não hegemônicos e/ou minorias, priorizando o Estado do Rio de Janeiro, entretanto, sem exclusão dos demais a curto, médio ou longo prazo. Estamos dispostos a apoiar projetos em outros Estados que possam, inclusive, servir como inspiração para buscar melhorias no Rio de Janeiro, podendo replicá-los na região.
Geração de renda/empregabilidade - sem restrição de gênero, com foco em pessoas com mais de 50 anos.
Educação - sem restrição de gênero e de idade.
PARA QUÊ
INSTITUTO BEJA
| 23