Page 25 - Teoria de Mudança
P. 25

     FOOD FOR THOUGHT
Os valores do Beja serão imprescindíveis para dar o tom de todas as parcerias estabelecidas ao longo do tempo, principalmente no começo da atuação, em que todos da equipe estarão conhecendo melhor o ecossistema social e suas nuances.
Quando falamos de apoio institucional, vale pontuar que este é um tipo de aporte que exige uma curva de aprendizado, dado que não é o que geralmente acontece no campo social. Portanto, pensar sobre a proporcionalidade de recursos livres aportados pelo Instituto será fundamental - se em escassez, pode precarizar o trabalho de qualidade; se em excesso, pode estar desalinhado com as demandas e capacidades organizacionais. Aos poucos, com o passar do tempo e o fortalecimento da relação de confiança, recomendamos que se avalie em conjunto com os parceiros como continuar com os aportes.
“Você quer ser ouvido e quer ouvir, fazer parte ‘sem fazer parte’; quer entender as coisas e ter um canal de confiança. Às vezes a relação demasiadamente profissional não permite uma relação mais próxima. Por isso é importante a seleção cuidadosa para não privilegiar só as organizações mais robustas, nas quais o espaço para diálogo e cocriação não esteja disponível”.
( Graciela Selaimen)
O QUE - AS AÇÕES QUE FAREMOS
O QUE FAZEMOS PARA QUEM/ COM QUEM PARA QUÊ
Este bloco descreve as ações (A) concretas que o Beja deverá realizar para efetivar seu ISP e alcançar os resultados esperados (R), no sentido do propósito e da visão da teoria de mudança. Subdividimos a apresentação das ações nos dois eixos de atuação e na ação transversal, mas é importante lembrar nossa recomendação de que todas as ações devem ser feitas de forma interconectada, retroalimentando-se continuamente, em uma espiral potencializadora da redução das desigualdades e do desenvolvimento pleno.
As ações aqui elencadas são fruto de um processo intenso de inteligência coletiva, no
     INSTITUTO BEJA
| 25
























































































   23   24   25   26   27