Page 21 - Teoria de Mudança
P. 21

 VIOLÊNCIA E INEQUIDADE DE GÊNERO REDUZIDAS, POR MEIO DE APOIO A AÇÕES PREVENTIVAS E DE INCIDÊNCIA DIRETA
A violência contra a mulher existe no mundo inteiro, fruto de uma cultura machista na qual a mulher é vista como inferior aos homens - uma desigualdade estrutural que carece de maior atenção por parte de toda a sociedade. O trabalho interdisciplinar integrado e consistente ao longo do tempo é fundamental para resultar em pessoas de todos os gêneros com oportunidades iguais e que possam gozar de uma vida livre de medo e insegurança. Nesse contexto, o Instituto apoia desde práticas preventivas (ex. ligadas a educação de meninos e meninas) a aquelas de incidência direta, que acolhem meninas e mulheres em risco ou que já sofreram com algum ato violento (ex. integrando com geração de renda e autoconsciência), de forma conectada com resultados estruturantes nessa frente (por exemplo, fomentando iniciativas que viabilizem a infraestrutura de equidade de gênero, como campanhas e advocacy de incidência no poder público nessa temática).
Estratégia de atuação
Para além da atuação de forma estruturante, está claro que há problemas sociais urgentes, a serem combatidos no curto prazo, a fim de minimizar impactos nas pessoas que já sofrem com a pobreza, com a pouca qualidade da educação, a violência e a falta de oportunidades de trabalho digno, ainda mais de maneira sensível ao contexto da pandemia, quando nasce o Instituto Beja.
Vale ressaltar que o Instituto tem ciência da complexidade dos desafios atuais e, mesmo com uma abordagem multidimensional e integrada para a redução das desigualdades, reconhece suas limitações, tendo sido necessário realizar recortes mais específicos em sua atuação neste momento, de modo alinhado com sua vocação, para que consiga realizar uma efetiva contribuição para seu propósito, missão e visão.
Assim como em R1, o resultado de curto prazo esperado nessa frente (um ano), é apresentar um portfólio de parceiros estruturado, além da efetivação dos primeiros apoios nas três frentes programáticas que contribuam diretamente para os resultados aqui apresentados.
As iniciativas, práticas, metodologias e programas realizados por esses parceiros com os recursos (grants e apoio técnico) do Beja, em um horizonte de três anos, deverão estar implementados de maneira qualificada e, idealmente, de multiplicação (escala), com resultados relevantes de médio prazo em termos de pessoas atendidas e impactos sociais positivos, bem como também a sistematização e validação de novas metodologias de atuação.
No longo prazo (mais de cinco anos), espera-se obter resultados concretos que contribuem diretamente para a visão e o propósito do Beja, atingindo-se, além de mais pessoas impactadas (scale out), uma maior cobertura geográfica, a atuação colaborativa e multissetorial e métricas/indicadores cada vez mais relevantes relacionadas às três frentes programáticas (ex.: redução do número de mulheres que sofrem violência ou qualquer tipo de discriminação de gênero), com ampla divulgação da sistematização de boas práticas das iniciativas apoiadas e contribuindo diretamente para o alcance ampliado de famílias e indivíduos emancipados.
 R2.4
INSTITUTO BEJA
| 21
























































































   19   20   21   22   23