Page 19 - Teoria de Mudança
P. 19

Estratégia de atuação
A primeira frente de resultados busca impulsionar mudanças sistêmicas e proporcionar a infraestrutura necessária para a efetivação de impacto mais coletivo, de longo prazo, oportunizando investimentos sociais relevantes, contínuos e sustentados nas três frentes programáticas. Vale ressaltar que quaisquer mudanças sociais – ainda mais em se tratando de combate à pobreza – demandam tempo para se efetivarem.
Assim, o Beja buscará como resultado de curto prazo nessa frente (um ano) apresentar um portfólio de parceiros especialistas estruturado, tendo como recorte o incentivo ao sonho de um mundo melhor, com inovação, empatia, autoconsciência e responsabilidade. Nesse horizonte já é possível fomentar a geração de dados, informações e conhecimentos, bem como iniciar parcerias intersetoriais
As iniciativas realizadas por esses parceiros com os recursos (grants e apoio técnico) do Beja, em um horizonte de três a cinco anos, deverão estar implementadas de maneira qualificada e em vias de consolidação e, idealmente, de multiplicação (escala), com resultados relevantes de médio prazo em termos de atores engajados nos recortes temáticos, parcerias intersetoriais estabelecidas e geração/disseminação de conteúdo baseado em dados e evidências, bem como mudanças culturais e incidência em políticas públicas em determinados contextos, de forma focalizada.
No longo prazo (mais de cinco anos), espera-se que o advocacy e as parcerias em suas diferentes esferas e setores resultem em políticas públicas criadas e/ou impactadas, leis e planos de governo municipais, estaduais e/ou nacionais implementados em prol da emancipação das pessoas e da redução das desigualdades, bem como com metodologias validadas e sistematizadas. Neste caso, também é possível começar a enxergar o resultado das ações na ponta, com melhorias de indicadores e mudanças culturais em estágios iniciais de ocorrência para além de contextos localizados/pontuais.
R2 CUIDADO INTEGRAL E DESENVOLVIMENTO PLENO
(resultados indiretos)
FAMÍLIAS (MÃES, PAIS, FILHAS E FILHOS) EMANCIPADAS E AUTOCONSCIENTES NA BUSCA PELO BEM-VIVER, COM AÇÕES DE AUTOCUIDADO E ATENÇÃO PLENA POTENCIALIZADOS
O Beja acredita nas famílias (em toda sua diversidade de formas e constituições) e reconhece a importância que têm no desenvolvimento de cada pessoa, bem como no da sociedade como um todo. É em seu bojo que o desenvolvimento pleno poderá ser trabalhado de forma individual, coletiva e integrada. Por isso, investe em três frentes programáticas que interconectam diferentes facetas das famílias, além de promover, de forma transversal, em todas as suas ações (programáticas e institucionais), o autocuidado e a atenção plena.
O Instituto pressupõe que o desenvolvimento humano se dará de forma integral quando cada indivíduo estiver consciente de suas potencialidades e responsabilidades, encontrando caminhos para se emancipar e prosperar - e para isso, a estruturação familiar faz-se essencial, como um pilar central.
   R2.1
INSTITUTO BEJA
| 19






















































































   17   18   19   20   21