Page 17 - Teoria de Mudança
P. 17

 De forma similar, a educação é um pilar que sustenta todas as ações voltadas para construir um mundo mais justo e igualitário, ou, como afirma Paulo Freire, “devemos pensar na educação como humanização e libertação, onde aprender é construir, reconstruir, constatar para mudar, o que não se faz sem se abrir ao risco, ao imprevisto e à aventura do espírito”.
É com esta mentalidade arrojada e aberta ao novo que o Beja iniciará suas atividades e guiará sua atuação, e o resultado será o fortalecimento e a ampliação da abrangência de organizações/ movimentos já existentes ou a serem criados voltados para as três frentes programáticas, que paulatinamente gerará as mudanças esperadas.
POLÍTICAS PÚBLICAS EM PROL DAS
TRÊS TEMÁTICAS FOMENTADAS E EFETIVADAS
O Beja também reconhece que, no Brasil, é necessário incidir no fomento a políticas públicas (scale up) para que as mudanças sociais ocorram de forma sistêmica, inclusiva e estruturante. Para além do fomento, o Instituto busca a efetivação dessas políticas nas três frentes prioritárias, por isso o apoio a organizações que fazem advocacy consistente em colaboração com outros atores torna-se fundamental em sua estratégia.
Esse resultado será continuamente atingido por meio de ações capilares e interconectadas que vão desde o apoio à geração de dados para a tomada qualificada de decisão até a incidência em campanhas e coalizões multissetoriais em prol, por exemplo, da construção de marcos regulatórios nas frentes prioritárias do instituto.
 R1.2
 R1.3
PARCERIAS INTERSETORIAIS FORTALECIDAS
De acordo com o GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas), “em um mundo cada vez mais complexo, onde novos desafios se somam a desafios seculares, e crises e problemas locais se acumulam com crises e problemas regionais ou globais, a colaboração como uma maneira de atuar está se tornando um novo paradigma na comunidade filantrópica, uma condição para enfrentar questões de alta complexidade – agendas da filantropia e do ISP – que exigem cada vez mais atenção, foco e recursos de todos os tipos. Chegamos a um momento de desenvolvimento e maturidade da filantropia no país que permite pensar em mecanismos mais coletivos e sofisticados de investimento social”2 .
  Nesse contexto, o Beja pautará suas ações de forma a fortalecer o ecossistema social nas frentes prioritárias de educação, equidade de gênero e geração de renda, participando de coalizões e apoiando, fortalecendo e/ou criando parcerias entre organizações e lideranças de diversos setores em prol de resultados cada vez mais impactantes e transformadores.
CONHECIMENTO QUALIFICADO BASEADO
EM EVIDÊNCIAS PRODUZIDO E AMPLAMENTE DISSEMINADO
Desde sua gênese, o Instituto Beja tem ciência de que todos os demais resultados dependem da existência e do uso de dados, informações e conhecimento que sirvam de parâmetros para uma atuação qualificada. Assim, o Instituto valoriza e impulsiona o conhecimento científico e prático,
 R1.4
2 Saez, Erika Sanchez. Filantropia Colaborativa [livro eletrônico]. São Paulo: GIFE, 2020.
INSTITUTO BEJA
| 17

















































































   15   16   17   18   19