Page 16 - Teoria de Mudança
P. 16

  RESULTADOS QUE PRETENDEMOS ALCANÇAR
Para atingir o impacto almejado (redução de desigualdades), uma série de resultados interconectados devem ser alcançados. Seguindo a racional dos dois eixos de atuação, eles foram subdivididos em 1) resultados estruturantes para o ecossistema e 2) no cuidado integral/desenvolvimento pleno.
Vale ressaltar que, ainda que alguns dos resultados estejam diretamente atrelados a iniciativas do Instituto, sobretudo nos estruturantes (por exemplo, “parcerias intersetoriais fortalecidas”), muitos deles serão resultados finalísticos das organizações e movimentos apoiados - e não do Beja em si, que se coloca como um fomentador / potencializador / catalisador do campo nas três frentes programáticas. Dessa forma, “campo da filantropia e da sociedade civil fortalecido e potencializado” torna-se o resultado direto em boa parte dos casos evidenciados.
R1 ESTRUTURANTES PARA O ECOSSISTEMA
(resultados diretos e indiretos)
MUDANÇAS SOCIAIS E CULTURAIS QUE BENEFICIEM AS TRÊS FRENTES PROGRAMÁTICAS POTENCIALIZADAS
Promover uma mudança social / cultural não é tarefa simples, e os resultados das ações podem demorar anos para aparecer - o Beja já nasce reconhecendo que problemas sociais complexos não se resolvem na “lógica de projetos de 12 meses”. E é exatamente por isso que esse tipo de investimento se faz de extrema importância: devemos construir hoje o futuro que queremos.
Para além do impacto social (scale out) nas três frentes programáticas almejado no eixo de cuidado integral nas famílias, o Instituto almeja potencializar a mudança cultural (scale deep), sem a qual a transformação social dificilmente se sustenta no longo prazo. Trazer à luz temas de fronteira como autoconsciência (mindfulness) é uma das evidências disso - trata-se de um tema que tanto fomenta a mudança de cultura como necessita dela para estabelecer-se, retroalimentando-se em espiral.
         R1.1
 AUTOCONS- CIÊNCIA
MUDANÇA AUTOCONSCIÊNCIA CULTURAL
MUDANÇA CULTURAL
 16 |
TEORIA DE MUDANÇA
MUDANÇA SOCIAL




















































































   14   15   16   17   18