Page 20 - Teoria de Mudança
P. 20
ACESSO À EDUCAÇÃO QUALIFICADA VIABILIZADA E AMPLIADA, SUSTENTANDO O ROMPIMENTO DO CICLO DE POBREZA NO LONGO PRAZO
Para o Instituto Beja, “educação” significa todo e qualquer programa de qualidade que permita o desenvolvimento infantil e de adolescentes para protagonizarem sua própria história. Nesse contexto, reconhecemos que a educação é o principal meio para romper com o ciclo da pobreza no longo prazo, formando cidadãos íntegros e mais bem preparados para lidar com os desafios da vida (sejam profissionais, sejam pessoais).
Trata-se de uma frente com relevante impacto em todas as demais. Assim, busca fazer atuação direta com educandos e/ou educadores para melhorar a qualidade da aprendizagem, até em iniciativas com meninas e mulheres para reduzir os índices de violência de gênero e qualificar o atendimento para aquelas que sofrem algum tipo de abuso. Também incide em pessoas seniores para renovar seu propósito em âmbito profissional a fim de lograr maiores e melhores oportunidades e o bem-estar das famílias de forma ampla.
RENDA FAMILIAR AMPLIADA VIABILIZANDO UMA
VIDA COM DIGNIDADE E BEM-ESTAR POR MEIO DA EMPREGABILIDADE DE PESSOAS COM MAIS DE 50 ANOS
A pobreza está cada vez mais escancarada no Brasil, com a fome atingindo cada vez mais pessoas e fazendo com que não consigam atender suas necessidades mais básicas e essenciais. O Beja acredita na abordagem multidimensional integrada de combate à pobreza, especializando-se neste momento nas três frentes prioritárias, entre as quais está a geração de renda, pilar central no alcance do bem-estar e da vida digna das famílias - bem como o desenvolvimento pleno de cada um de seus membros.
Neste momento do Instituto, será dada prioridade ao foco de formação e (re)inserção profissional para pessoas seniores (com mais de 50 anos). Isso porque muitos talentos vêm sendo banidos do mercado de trabalho por conta da idade. Dessa forma, as organizações deixam de contar com a experiência e a sabedoria dos mais seniores, e os profissionais afastados sofrem frustrações, privações e injustiça, sem falar no impacto psicológico, financeiro e as consequências para a saúde dessas pessoas e suas famílias.
Isso acontece num contexto em que em pouco tempo a população acima de 50 anos vai triplicar no Brasil e ultrapassará o número de jovens5 . É preciso ampliar a consciência de toda a sociedade para esta situação, atuando para preparar as organizações para reter e contratar mais pessoas seniores, e para preparar as pessoas seniores para seguirem acreditando que é possível se manter no mundo profissional por mais tempo.
5 Fonte: https://www.maturi.com.br/.
R2.2
R2.3
20 |
TEORIA DE MUDANÇA