Page 37 - Teoria de Mudança
P. 37

 EM QUE NOS EMBASAMOS
PRESSUPOSTOS QUE ORIENTAM NOSSAS DECISÕES
O desenvolvimento pleno está diretamente atrelado ao combate à pobreza, que deve ser realizado de forma multidimensional e integrada.
As desigualdades sociais brasileiras são tão amplas, urgentes e complexas que se faz necessária uma combinação de intervenções e abordagens com resultados de curto, médio e longo prazos.
Nesse sentido, temos na família - em suas mais diversas formas e composições - o núcleo central para o desenvolvimento humano que almejamos.
Acesso à educação qualificada e à renda digna, bem como equidade de gênero, são direitos básicos e essenciais para o desenvolvimento humano e a justiça social.
A ampliação da consciência (individual e coletiva) é base para a cidadania, a participação social e o protagonismo.
A inteligência socioemocional, o cuidado integral, o autocuidado e a atenção plena emergem na atualidade como prioridades para uma mudança sistêmica e devem estar contemplados em todas as nossas ações, parcerias e abordagens, transversalmente.
Fomentar o desenvolvimento institucional das nossas organizações parceiras é fortalecer a sociedade civil brasileira.
O trabalho em parceria e colaboração é o melhor caminho para a transformação social, incluindo todos os setores da sociedade (órgãos públicos e privados, organizações da sociedade civil, movimentos/coletivos sociais).
É preciso incidir nas questões sociais com visão estratégica e de longo prazo, transformando as estruturas que fomentam as desigualdades.
      INSTITUTO BEJA
| 37






















































































   35   36   37   38   39