Page 39 - Teoria de Mudança
P. 39
Recomendações: na prática, os princípios e valores devem ser vistos, onde viável, como camadas de seleção de programas, projetos e parceiros do ISP do Beja. Por exemplo, inovação pode ser um critério de seleção, enquanto escuta (do território), empatia e pertencimento serão diferenciais metodológicos. Já as três frentes programáticas (educação, equidade de gênero e geração de renda) são recortes temáticos que devem ser vistos de forma interconectada, todos contribuindo para a visão de ISP do Beja. Em todos os casos, é essencial haver forte alinhamento das parceiras com os princípios e valores do Instituto.
Por exemplo: são preferíveis projetos de educação que contribuam diretamente para redução da violência doméstica, buscando inovar nos processos de aprendizagem (como formações de professores sobre equidade de gênero) e/ou acesso ao público-alvo (como combate à violência por meio de games), a projetos educacionais que não contemplem essas temáticas (ex.: cursos de alfabetização ou de empregabilidade para funções operacionais/de baixo nível técnico).
COMO VAMOS MONITORAR E AVALIAR
A Teoria de Mudança pode ser também um primeiro passo para o desenho de monitoramento e avaliação (M&A) do ISP, mas não cabe nessa fase do processo desenvolver uma matriz ou outros instrumentos específicos de M&A. Porém, cientes do desejo do Beja de acompanhar de maneira mais estruturada suas iniciativas sociais, excepcionalmente incluímos neste momento sugestões de métricas e indicadores para maior diligência, em uma perspectiva formativa inicial, as quais apresentamos a seguir. Reforçamos que são algumas primeiras sugestões, que carecem de maior detalhamento e operacionalização - para tal, recomendamos a contratação de um parceiro independente de avaliação.
INSTITUTO BEJA
| 39