Page 40 - Teoria de Mudança
P. 40

 40 |
TEORIA DE MUDANÇA
MÉTRICAS E INDICADORES
No campo de impacto social, métricas são números/quantidades que expressam a medida de esforço de alguma atuação (por exemplo, número de alunos impactados, quantidade de professores formados). Já os indicadores apresentam informações qualitativas sobre essas métricas, aparecendo sempre na forma de uma relação, proporção ou variação (por exemplo, aumento do número de alunos impactados e variação percentual da quantidade de professores formados). Em geral, atrelamos as métricas às ações da teoria de mudança, e os indicadores aos seus resultados.
No caso do ISP do Beja, recomendamos a combinação de três estratégias, com o uso de:
Métricas e indicadores próprios - desenvolvidos, consolidados e monitorados pelo Beja (preferencialmente para todos os seus projetos);
Métricas e indicadores de parceiros - solicitadas para as organizações que receberem os recursos do Beja;
Métricas e indicadores externos (olhar de longo prazo) - uso de indicadores com dados coletados por outras organizações (ex. ONU, governos etc.) como proxy para entender a evolução nos locais e frentes de atuação do ISP do Beja.
No último caso, ressaltamos, contudo, que não se trata de estabelecer uma relação direta causal, muito menos exclusiva. Por exemplo, não se pode afirmar que a violência doméstica contra mulheres diminuiu por causa da atuação da Themis com recursos do Beja (consulte o bloco recomendações).
Organizamos a seguir uma matriz de métricas e indicadores por ação/resultado para este início de atuação do Beja no monitoramento de seu ISP. Vale mencionar que foi uma primeira tentativa de estruturar alguns eixos norteadores de M&A, e que após a definição do plano de investimento social se faz necessário detalhar melhor este processo para que passe a fazer parte da cultura do Instituto.
1 2
3























































































   38   39   40   41   42