Page 28 - IpsoFacto 10 - Novembro 2021
P. 28

TECNOLOGIA
O vírus e a inovação
Momento demandou ruptura de paradigmas empresariais e rápidas adaptações que levaram a um salto tecnológico e surgimento de novas relações jurídicas
  SHUTTERSTOCK
28
IPSOFACTO
Oambiente empresarial dos últimos dois anos foi duramente impactado pela pandemia de Covid-19, com restrição da presença de público e potenciais clientes nos ambientes físicos dos negó-
cios. Essa condição extraordinária fez com que empre- endimentos de todos os portes tivessem que repensar, de “um dia para o outro”, sua formatação comercial, buscando alternativas para continuar operando.
A solução foi a criação de uma estratégia digital, já planejada por muitos há alguns anos, mas que nunca havia saído do papel. Os grandes pontos de desafio foram a modificação drástica da cultura, a necessidade de oxigenação de estruturas (por mui- tas vezes) estagnadas há tempos, a dificuldade na implementação de novas ferramentas e até mesmo a resistência das gestões mais tradicionalistas.
A jornada de consumo sem contato trouxe a necessidade de aplicação de tecnologias inovado- ras em ambientes como lojas e restaurantes, para atender às demandas dos clientes de forma remota, inteligente e inovadora. Como exemplo, vemos que o delivery cresceu mais do que quatro vezes seu vo-
lume original em plataformas de marketplace. Tudo isso demandou esforço de microempresas que se- quer entendiam o processo de digitalização de suas operações, mas também de grandes corporações que ensaiavam, há anos, a adoção de processos mais modernos.
Quando se fala em digitalização, pode parecer um simples processo de adesão a determinada tec- nologia. Mas não é. Envolve mudanças estruturais na cultura, processo e produtos, que além de im- pactar a frente tecnológica, comercial e operacio- nal, afetam diretamente questões de natureza jurí- dica, contábil e fiscal.
O MERCADO DE STARTUPS, INOVAÇÃO, VENTURE CAPITAL E CORPORATE VENTURE
O mercado de venture capital no Brasil se mos- tra cada vez mais pujante e maduro. Nos primeiros nove meses de 2021, as startups brasileiras recebe- ram aportes no total de R$ 33,5 bilhões por parte de fundos de VC. É um recorde histórico de captação, triplicando o valor arrecadado pelas startups no mesmo período de 2020.





















































































   26   27   28   29   30