Page 29 - IPSOFACTO edição 9 - Maio 2021
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Chrysler (1998) ou Microsoft/Nokia (2013). Também “ são inúmeros, mas menos conhecidos, os casos em
que o post-closing é tão complexo, demorado e caro
que o M&A mereceria ser considerado como um
fracasso – o que ninguém alardeia.
Comprar ou vender uma empresa, fundir ne-
gócios, fazer uma parceria com um investidor são circunstâncias que fazem parte das operações or- dinárias. No entanto, ao desencadear esse tipo de negociação e concluí-la com sucesso não se pode desprezar as etapas subsequentes ao fechamento, que são de suma importância para que a comunhão de propósitos seja consumada com total êxito.
Mas do que mesmo estamos falando? Pós fecha- mento/post closing? Qual a real importância disso?
É fundamental lembrar que um M&A, na maio- ria das vezes, irá ajudar um empreendedor a fazer melhor o que ele já faz ou vai trazer para a empresa um modelo de negócio que não fazia parte do seu ambiente até aquele momento. O objetivo é permi- tir que as empresas cresçam e mudem a natureza de seus negócios ou sua posição competitiva, por isso não se pode negligenciar o que vai acontecer após o fechamento de uma operação de tamanha importância para o negócio das partes envolvidas.
É comum, portanto, dizer-se “Cada M&A é um M&A”, mas pode-se também completar que “cada post-closing é um post-closing”, já que as estratégias por trás de cada operação, características das empresas envolvidas, produtos e mercados visados, entre outros aspectos, variam caso a caso. No post- closing, a integração de empresas distintas, muitas vezes ex-concorrentes, implica muito trabalho visando organização das equipes, sinergia de negócios, harmonização de culturas, otimização de resultados financeiros e muitos aspectos importantes. É um desafio que envolve vários setores, da produção ao TI, passando pelo comercial e jurídico, entre outras.
Em muitas dessas áreas, percebe-se tardiamen- te que uma melhor avaliação da empresa ou do negócio-alvo (target) na fase que antecede o fecha- mento (pre-closing) teria poupado muito trabalho e dinheiro. Qualquer informação obtida durante o pre-closing pode ser uma vantagem para um bom post-closing. Por isso, é recomendável que profis- sionais envolvidos no trabalho prévio sejam apro- veitados posteriormente, pois detêm informações importantes captadas durante o due diligence; dar- -lhes essa responsabilidade depois do fechamento poderá fazer com que enxerguem melhor as priori- dades para um post-closing efetivo.
Embora existam questões de suma importância no post-closing, não nos cabe aqui, como advoga- dos, abordar as que são de cunho operacional, tais como integração de operações, escolha de lideran- ças, harmonização de culturas de RH, sinergias de produção e logística, otimização de vendas ou uni- formização de software. Aliás, via de regra, advoga- dos de M&A são contratados para auxiliar o cliente
Um fechamento bem sucedido não encerra o trabalho, pois muitas dores de cabeça podem aparecer durante
o chamado post-closing. Muitas fusões e aquisições fracassam após seu fechamento, o que pode ser o triste destino de transações pequenas, mas também de grandes operações envolvendo equipes sofisticadíssimas
Rejane Espósito
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